Pimenta é o terror de muita gente, seja apenas pela sensibilidade ao ardor ou por problemas no sistema digestivo. Porém, será que ela faz algum bem a saúde?
Acredite ou não, porém as pimentas são extremamente benéficas ao nosso organismo, atuam como antimicrobiano, anti-inflamatório, anticancerígeno, auxilia na digestão, diminui níveis de colesterol e ainda acelera o metabolismo devido a seu efeito termogênico. Vale ressaltar que todos esses benefícios pertencem a pimenta do gênero Capsicum.
O hábito de consumir pimentas vem dos índios brasileiros e também de outras partes da América Latina, um detalhe interessante é que o principio ativo dessas pimentas é o capsaicinoide, o que é uma ótima notícia para sua saúde. Só para você se localizar, estamos falando de pimentas como jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, muripi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade. Quanto mais ardente é a pimenta, maior a quantia do principio ativo.
Leia também: Por que a pimenta arde?
Dentre os benefícios diretos a saúde estão:
- Auxilio para emagrecer;
- Combate ao câncer;
- Excelente para seu coração;
- Protege seus dentes através do estímulo da salivação;
- Protege o estômago.
IMPORTANTE
Pessoas que tenham histórico de hemorroidas ou gastrite, é importante que tomem cuidado e evitem a ingestão do tempero. Agora, os demais estão liberados e podem comer de uma a duas vezes por dia!
Você conhecia todos esses benefícios? Comente!