Vamos supor que, em uma determinada festa, todos os convidados acabaram exagerando nas bebidas e ficaram totalmente embriagados. Será que, se algum mosquito resolver picar uma dessas pessoas, ele ficará bêbado também? Essa até pode parecer uma pergunta feita por alguém que já está apresentando os primeiros sinais de embriaguez, mas ao mesmo tempo pode parecer uma questão bastante lógica, já que o álcool é comumente encontrado na corrente sanguínea de uma pessoa bêbada. Mas então, será que isso é realmente possível?
Só em teoria um mosquito poderia ficar bêbado ao picar uma pessoa embriagada. Isso porque, em tese, um mosquito até poderia se embebedar com o sangue de uma pessoa alcoolizada, mas essa pessoa teria que ter ingerido tanto álcool que provavelmente já estaria morta antes que algum mosquito qualquer ousasse picá-la. Os mosquitos não conseguem ficar bêbados tão facilmente porque eles têm uma espécie de bolsa que contém enzimas usadas para quebrar todos os fluidos que não sejam o sangue propriamente dito. Além disso, os mosquitos parecem tolerar o álcool melhor do que outros seres vivos porque eles também se alimentam de frutas ou plantas podres, que por sua vez costumam apresentar alguma quantidade de álcool.
Curiosamente, os mosquitos parecem se sentir mais atraídos por pessoas que tomaram alguns goles a mais. Pesquisadores em Burkina Faso, na África Ocidental, expuseram um grupo de homens a um grupo de mosquitos. No início, eles descobriram que os mosquitos não mostravam preferência alguma entre deles. No entanto, depois que alguns dos homens beberam um litro de cerveja com baixo teor de álcool, os mosquitos “partiram para o ataque” para cima dessas pessoas de uma forma mais sedenta.
Agora você pode estar se perguntando, por que exatamente o álcool é um ótimo “imã de mosquitos”? Bem, na verdade isso é mais lógico do que você imagina. Primeiramente, isso corre porque o álcool aquece a temperatura corporal média, fazendo com que o seu sangue se destaque e pareça mais “delicioso” para os mosquitos de plantão. Além disso, esses insetos costumam ficar bastante antenados no cheiro das suas vítimas. Como o aroma do álcool se destaca facilmente, você acaba virando uma presa fácil.
Por isso, lembre-se! Ainda que você não consiga conquistar uma pessoa na balada mesmo depois de muita bebida ingerida, saiba que, ao chegar em casa, outros seres vivos podem se apaixonar loucamente por você. Os mosquitos provavelmente vão zumbir em torno de você sem parar, já que a cerveja pode torná-lo bem mais “atraente” para eles.
Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment