Curiosidades

Como os árbitros de futebol determinam os acréscimos de uma partida de futebol?

Quando o final de cada metade de uma partida de futebol se aproxima, o quarto árbitro na linha lateral costuma levantar uma placa iluminada sobre a cabeça mostrando um determinado número. Este “número mágico” indica quanto tempo de acréscimo o árbitro principal decidiu adicionar aos 45 minutos regulamentares do esporte. Se você assiste partidas de futebol com frequência, isso não é nenhuma novidade, mas você já parou para pensar em como esse tempo é calculado?

Em competições da FIFA, como a famosa Copa do Mundo, o árbitro é encarregado de registrar quanto tempo extra foi gasto em paradas no ritmo de jogo, o que inclui substituições, faltas, tratamento de lesões e perda de tempo por “quaisquer outras causas”. Os árbitros geralmente acompanham a duração dessas ocorrências em seus relógios de pulso, de modo que, no final de cada matade do jogo, eles fazem uma pequena estimativa do tempo em que a bola “ficou parada” no campo. Obviamente, o árbitro não vai compensar todo o tempo parado nos acréscimos, já que isso poderia significar um aumento de 15 a 20 minutos de tempo extra. Por isso, ele só adiciona o tempo que ele acredita ter sido totalmente prejudicial para o andamento da partida, o que geralmente gira em torno de 3 a 5 minutos.

As origens dos acréscimos no futebol são motivos de debate até hoje. Uma história amplamente citada, mas sem evidências concretas, diz que tudo começou na Inglaterra em 1891. Na ocasião, o Aston Villa estava ganhando de 1 x 0 do Stoke City já nos minutos finais, quando um jogador do time com a vantagem no placar deliberadamente jogou a bola para fora do estádio para que não sobrasse tempo para o Stoke City conseguir recuperá-la e continuar a partida para tentar o empate. Daí em diante, os árbitros foram autorizados a adicionar um tempo extra para equilibrar quaisquer futuras artimanhas nesse sentido.

Então, quando o seu time favorito acabar perdendo uma partida por conta de um gol sofrido nos acréscimos, lembre-se de culpar o Aston Villa por isso.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
TriCurioso

Matérias Recentes

As 5 raças de gatos mais populares do mundo em 2023

Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…

9 horas atrás

Band-aid, adoçantes e mais 2 coisas cancerígenas com as quais convivemos no dia a dia

Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…

1 dia atrás

Teoria afirma que Sol pode ter consciência própria. Será possível?

A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…

2 dias atrás

Como um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no Planeta Vermelho

A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…

3 dias atrás

Por que algumas pessoas possuem o umbigo para dentro?

O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…

4 dias atrás

Narlugas? Zebroides? Conheça 4 animais híbridos que realmente existem

Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…

5 dias atrás