Os pinguins são aves marinhas, que não voam mas são excelentes nadadoras. Famosos pelo seu andar atrapalhado e por estarem sempre de smoking, esses animais fofíssimos são extraordinários e repletos de curiosidades. Hoje trouxemos uma lista de coisas que você não sabia sobre os pinguins. Vem que eu te conto!
Curiosidades sobre os Pinguins
- Existem 18 espécies de pinguins no mundo, 5 dessas já estão em risco de extinção devido às mudanças climáticas.
- Esse animais existem só no Hemisfério Sul, eles podem ser encontrados na Antártida, Nova Zelândia, sul da África, Austrália e América do Sul.
- O Pinguim Imperador é a espécie mais alta desses animais, podendo chegar a 1,20 metros. A menor espécie é o Pinguim Azul, que mede apenas 40 centímetros.
- Você sabia que os pinguins são monogâmicos? São extremamente fiéis aos seus parceiros, só trocando de par quando um deles morre ou é infértil.
- Eles são excelentes mergulhadores e nadadores. São velozes também, algumas espécies conseguem nadar a 35 km/h.
Leia também: Por que os pinguins não conseguem voar?
- Os pinguins existem há cerca de 60 milhões de anos, o que significa que o seus ancestrais sobreviveram à extinção dos dinossauros.
- Eles têm boa memória, voltando sempre ao local exato onde fizeram seu ninho. Geralmente o ninho é feito no mesmo local onde eles mesmos nasceram.
- A espécie dos Imperadores tem uma característica curiosa: se o bebê de uma fêmea morrer, ela provavelmente irá roubar o bebê de outro pinguim.
- Geralmente esses animais não tem medo dos seres humanos porque quando estão na terra estão acostumados a não encontrar perigos. Seus predadores estão embaixo d’água.
- Os pinguins não sentem frio graças as suas penas, elas produzem uma camada de ar quente perto da pele. Essa camada também serve como um isolamento, principalmente para quando eles mergulham em águas geladas.
- Apesar de seu caminhar engraçado, eles podem correr velozmente se sentirem-se ameaçados.
- Um Imperador pode mergulhar até 300 metros de profundidade.
Conscientização
Os pinguins estão seriamente ameaçados pelo aquecimento global, pois ele modifica seu habitat e diminui seus recursos alimentares. Também estão ameaçados pela poluição, principalmente dos locais onde fazem seus ninhos. A pesca excessiva também escasseia seus recursos alimentares.
Com atitudes simples, podemos ajudar a combater o aquecimento global e manter o planeta seguro para esses e tantos outros animais viverem.
- Evitar o uso de canudos e copos descartáveis, pois sua produção emite gases do efeito estufa. O descarte incorreto desses produtos acaba levando os resíduos para os mares, onde acabam sendo consumidos pelos animais marinhos.
- Não desperdice alimentos, pois o processo de decomposição dos alimentos também libera gases do efeito estufa. Sirva sempre apenas o que vai comer, evite o desperdício.
- Sempre desligue as luzes ao deixar um ambiente. Em épocas de menos chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas ficam baixos e então se torna necessário o uso de usinas termoelétricas. Essas usinas lançam muitos gases de efeito estufa na atmosfera. Portanto, economize energia.
- Reduza o volume do seu lixo, faça o descarte correto dos resíduos, pratique a reciclagem do lixo. Quanto menos lixo, menos resíduos vão para o aterro sanitário e consequentemente menos emissão de gases do efeito estufa.
Você conhecia essas curiosidades sobre os pinguins? Conta pra nós!