A azia consiste em uma incômoda sensação de queimação que ocorre atrás do esterno, osso da parte anterior do tórax. Ela pode ocorrer irradiando pelo peito, pescoço e até mesmo garganta. Você pode ter o sintoma de forma ocasional quando exagera no rodízio de pizza ou de forma frequente, sendo sintoma de alguma doença gástrica que precisa ser investigada.
No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 20 milhões de brasileiros sofrem com a queimação da azia, um grande numero que tende a aumentar cada dia mais em função da nossa alimentação e também em função de apenas tratarmos o sintoma até que ele passe ao invés de buscar a causa e trata-la adequadamente.
O que causa a azia?
Ela nada mais é do que a sensação causada pelo refluxo do ácido gástrico que é responsável pela digestão de nossos alimentos. Quando sentimos o sintoma, este ácido sobe o estômago e atinge o esôfago como se fosse sair pela boca e isso ocorre em função de um mal funcionamento da nossa válvula chamada de esfíncter que se abre sempre que o alimento passa e fecha logo em seguida para manter os sucos gástricos no estômago. É por isso que quando você se deita ou se inclina, sentirá mais forte a queimação. Existem diversos alimentos e bebidas que também favorecem o aparecimento do sintoma, são elas:
- Álcool
- Pimentas
- Chocolate
- Café
- Suco de laranja
- Refrigerantes
- Molho de tomate
- Vinagre
- Alimentos com muita gordura
- Frituras
- Ketchup
- Mostarda
- Cebolas
Esses alimentos interferem porque são ácidos e fazem o ácido gástrico se fortificar para digeri-los. Quando o esfíncter falha, a sensação de azia fica muito mais forte. Ou seja, se você já tem problemas constantes de queimação, evite esses alimentos! Além disso, procure um médico pois você pode estar sofrendo de alguma doença que nem imagina!
Não negligencie sua saúde, ela é o bem mais precioso que você possui!