A pericardite é um tipo de inflamação que ocorre no pericárdio, um tipo de bolsa que envolve e protege o coração. Porém, você sabe o que a causa?
No pericárdio encontramos duas estruturas: o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso. Entre ambos existem duas lâminas, a parietal e a visceral e no meio de tudo isso existe um espaço preenchido por finas camadas de líquido que lubrifica o espaço. A função do pericárdio é manter o coração na posição correta, assim impedindo que o órgão armazene mais sangue do que sua capacidade.
A pericardite pode ser aguda ou crônica e dependendo do tipo causa sintomas diferentes. A pericardite aguda surge de forma repentina e pode durar até duas semanas, já a crônica aparece de forma gradual e dura muito mais tempo. Dentre os principais sintomas estão dor aguda e contínua no peito, dificuldade de respirar que melhora quando o paciente senta, também causa tosse seca, fadiga, ansiedade e febre. A dor também pode irradiar para o ombro esquerdo e pescoço.
Causa
Muitas vezes é bastante difícil definir a causa da pericardite e nestes casos a doença é chamada de pericardite idiopática. Além disso, em alguns casos ela vem em decorrência de outras doenças, as mais comuns são:
- Miocardite
- Infarto do miocárdio
- Hipotireoidismo
- Infecções por vírus, bactérias ou fungos
- Doenças autoimunes como lúpus
- Lesão ou trauma no tórax
- Tuberculose
- Insuficiência renal crônica
- Febre reumática
- Metástases adjacentes de câncer
- Efeito colateral de medicamentos
- Radioterapia no tórax
Tratamento
Para tratar a pericardite são necessários medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir a dor, também é preciso evitar quaisquer esforços físicos e dependendo da gravidade, a hospitalização se faz necessária.
Você conhecia esta doença? Comente!