O Codex Gigas, também conhecido pela Bíblia do Diabo, é um manuscrito do século 13. Bíblia do Diabo, isso existe? Pois é. Hoje você vai descobrir mais sobre essa história. Vem que eu te conto!
O Codex Gigas
Elaborado na idade média, o Codex é considerado o maior manuscrito medieval do mundo. Foi escrito no início do século treze. Ele pesa 74 quilos e tem quase 1 metro de comprimento.
A lenda sobre o manuscrito
As 624 páginas do Codex Gigas foram escritas por um só homem. Acredita-se que ele foi escrito em um convento beneditino da região de Bohemia.
A lenda conta que o livro foi escrito por um monge que quebrou os seus votos. Por isso, foi condenado à morte. Para não ser executado, ele disse que faria uma cópia da bíblia em apenas uma noite. Ao passar das horas, o monge percebeu que não iria conseguir concluir a tarefa. Em desespero, fez uma oração ao Diabo, oferecendo sua alma em troca da ajuda do diabo para terminar o livro.
O monge teria então terminado o manuscrito e acrescentado uma imagem do diabo como agradecimento pela ajuda. Na página 577 do manuscrito se encontra apenas uma figura original, de um diabo com cerca de 50 cm de altura.
O conteúdo do Codex Gigas
O manuscrito é composto pelo Velho e Novo Testamento, vários tratados sobre medicina, orações, alfabetos, textos sobre exorcismos, um calendário com as datas de celebrações a santos locais e registros de acontecimentos relevantes. O manuscrito também contém Antiguidades Judaicas e Guerra dos Judeus, duas obras de Flávio Josefo e Etimologias de Isidoro de Sevilha.
Leia também: Curiosidades fantásticas sobre os buracos negros
O Codex Gigas hoje
O manuscrito está preservado na Biblioteca Nacional da Suécia, em Estocolmo. Estudiosos afirmam que seria preciso cinco anos para escrever todo o livro, sem contar com as ilustrações. Não seria trabalho para uma noite apenas.
Você conhecia essa história? Conta pra nós!