Entrando para a lista de fatos bizarros sobre a mente humana está o Efeito Mandela. Ele consiste basicamente em um acontecimento coletivo onde um grupo tem memórias de algo que jamais aconteceu. Porém, por que isso acontece? Qual a relação com Nelson Mandela?
Tudo começou quando a pesquisadora paranormal Fiona Broome chamou a síndrome desta forma. Na época ela acreditava e afirmava com total segurança de que Mandela havia falecido muitos anos antes da data real em 2013. Ela dizia que tinha certeza da informação e que se lembrava de detalhes do funeral e de todo o acontecimento em si. Quando ela descobriu que todas as suas lembranças eram falsas, ficou simplesmente chocada e decidiu pesquisar sobre o assunto. Ao se aprofundar, descobriu que não apenas ela sofreu deste fato como diversas outras pessoas também.
Até o momento não existe pesquisa ou teoria que consiga explicar este acontecimento ou sua razão. Existem diversas teorias e grandes debates multidisciplinares que, até agora, não encontraram uma resposta capaz de agradar a todos. Alguns dizem que isso acontece devido a existência de múltiplos universos (mais ou menos como acontece em Homem-Aranha Multiverso). Outros acham que ocorre um deslocamento da consciência humana devido a complexidade quântica, assim causando uma dissociação entre a lembrança e o acontecimento. Outros dizem que tudo se deve a manipulação mental e teorias conspiracionistas contra os governos.
A psicologia crê que ocorre apenas uma falha de memória que, para ser preenchida, ocorre a distorção a partir de fragmentos de outras memórias que se montam de forma inconsciente e errônea. Existe ainda a teoria da indução externa que fala sobre processos hipnóticos e sugestivos que induzem a pessoa a ter essas memórias e a teoria da criptomnésia que explica que as memórias são sentidas de forma vivida em função da origem confusa.
É claro que a morte de Nelson Mandela não é o único fato histórico que desencadeia o Efeito Mandela. Existe outro caso famoso sobre um jovem que vive na praça Tiananmen, China, em 1989 que teria sido atropelado por um tanque. Entretanto, isso jamais aconteceu. A beatificação de Madre Teresa de Calcutá e a morte de Muhammad Ali antes mesmo de acontecer também causam este efeito.
Como não há ainda comprovação científica, até o momento para mim mais parece um tipo de histeria coletiva beeeem sinistra. É muito comum que pensemos que algo aconteceu e então nos lembremos que não foi bem assim, porém ao que parece o Efeito Mandela é muito mais intenso. Isso já aconteceu com você? Conhece alguém que tenha passado pelo Efeito Mandela? Comente e conte para nós como é a sensação! A não ser que seu eu do universo paralelo o impeça, é claro. (Hehe).
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment