A Opus Dei é uma das instituições da Igreja Católica. Envolta em mistérios e rumores, hoje trouxemos uma lista de curiosidades sobre a instituição. Vem que eu te conto mais sobre isso!
O que é a Opus Dei?
Seu nome oficial é Prelazia de Santa Cruz e Opus Dei. É uma prelazia da Igreja Católica. É uma instituição composta por leigos, casados ou solteiros, e sacerdotes. A finalidade da instituição é participar da missão evangelizadora da Igreja. Eles procuram difundir a vida cristã no mundo, na família e no trabalho.
Leia também: Quem foi o primeiro Papa da Igreja Católica?
Curiosidades sobre a Opus Dei
- Ela foi fundada em 2 de outubro de 1929 pelo sacerdote espanhol Josemaría Escrivá de Balaguer.
- Em português Opus Dei significa “Obra de Deus”.
- Os membros praticam a mortificação corporal, que por eles é vista como um sacrifício aos olhos de Deus. Eles amarram na perna um cilício, objeto constituído por tecidos ásperos, sacos de estopas ou pequenos ferros, que incomodam a pele. Assim buscam controlar os extintos pecadores da carne.
- Os membros seguem um plano de vida espiritual, com atividades diárias, como: orações mentais, leituras do evangelho, meditação, confissões frequentes.
- O autoflagelo praticado pelos membros pode variar, incluindo jejum, períodos extensos de silêncio, renúncia de algum alimento, não beber água imediatamente ao sentir sede, pode chegar até ao açoitamento.
- Atualmente a Opus Dei possui cerca de 90 mil membros distribuídos ao redor do mundo.
Leia também: Por que os padres não podem se casar?
- A instituição afirma que só aceita membros voluntários, mas há relatos de pessoas que afirmam terem sido “convocadas” para se juntarem a instituição.
- A instituição é formada por pessoas de todas as classes sociais. Afirma que isso a torna democrática.
- A instituição é acusada com frequência de manter muito sigilo sobre suas operações. Porem a instituição defende que sua postura é um compromisso com sua espiritualidade e a humildade pregada dentro do Opus Dei.
- A maioria dos membros da Opus Dei é composta de homens ou mulheres casados que seguem carreiras profissionais normais. Eles devotam tempo diário a oração, participam de palestras teológicas e retiros espirituais.
- Os outros membros da instituição são homens e mulheres que se comprometeram a viver em celibato. Alguns moram com suas famílias enquanto outros vivem nos centros das Opus Dei. Podem exercer carreiras comuns ou viver para cuidar das atividades apostólicas.
- A instituição é criticada por submeter as mulheres a trabalhos domésticos e papéis secundários dentro da instituição.
- Segundo os estatutos da Opus Dei, todos os membros são iguais em direitos, deveres e autoridade. Os membros podem ser casados, solteiros, homens ou mulheres.
Você conhecia essas curiosidades sobre a Opus Dei? Conta pra nós!