Nada consegue arruinar a manhã de uma forma tão cruel como se deparar com roupas amassadas. Em muitas dessas ocasiões, você pode até perder o transporte e chegar atrasado em um evento importante, simplesmente porque teve que aquecer o ferro para deixar as roupas em um estado minimamente aceitável. Todo mundo sabe que isso é chato, mas por que será que as roupas sempre ficam amassadas?
Na verdade, a ciência para explicar tudo isso é bem menos complicada do que você imagina. A resposta básica é que as roupas ficam amassadas por causa do calor e da água. Esses dois fatores interagem com os blocos de construção de certos tecidos, fazendo com que a roupa fique enrugada. Vale destacar que os tecidos apresentam muitas formas e composições distintas, como algodão, seda e denim, sendo que estes tecidos reagem ao calor e à água de maneiras diferentes. É por isso que camisas de seda enrugam mais facilmente do que peças de jeans, por exemplo.
Todo tecido é feito de fibras que contêm polímeros. Os polímeros são mantidos juntos por ligações de hidrogênio, que por sua vez são as mesmas ligações que conectam as moléculas de água. Quando um tecido encontra calor, essas ligações se quebram. Isso permite que as fibras mudem para novas posições, de modo que quando o tecido esfria, novas ligações se formam. É por isso que até mesmo deixar roupas na máquina de secar por muito tempo pode deixá-las enrugadas. Vale destacar que, quando lavamos nossas roupas, os tecidos absorventes permitem que muitas moléculas de água penetrem nas cadeias poliméricas. Enquanto os tecidos secam, as conexões das fibras se soltam e permitem a formação de novas ligações de hidrogênio. Então, conforme a água evapora e as roupas esfriam, as suas formas ficam totalmente “deformadas”.
Obviamente, a melhor solução para reparar roupas amassadas é o bom e velho ferro de passar. Passar a vapor pode ser ainda melhor, já que o vapor amortece o tecido e “libera” as ligações. Nesses casos, a pressão do ferro é a responsável por alinhar as moléculas novamente. Por último, o calor do ferro evapora a água, de modo que as ligações se reformam. Lembre-se também que, quanto mais quente o ferro estiver, mais fácil a umidade tende a evaporar. Só não exagere, pois alguns tecidos podem não aguentar o calor por muito tempo.
Camisas amassadas podem ser realmente estressantes, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!