A decapitação foi um método de execução bastante utilizado ao longo da história da humanidade. A decapitação é a remoção, acidental ou intencionalmente, da cabeça de um ser vivo. Hoje trouxemos algumas curiosidades sobre esse sinistro método de execução. Vem que eu te conto mais sobre isso!
Curiosidades sobre a decapitação
- O caso mais antigo de decapitação nas Américas ocorreu cerca de 9000 anos atrás. Foi encontrado um crânio no sítio arqueológico Lapa do Santo. Esse crânio é 6 mil anos mais velho que o crânio da mais antiga decapitação confirmada da América do Sul.
- Para os povos antigos, a melhor forma de provar a morte de alguém era mostrando sua cabeça.
- A decapitação ainda é “comum” em países como Tunísia, Síria, Paquistão, Líbia e Arábia Saudita. Nesses países a execução de condenados com o uso de espadas é permitido.
- Na Grécia e Roma antigas a decapitação era considerada a forma mais honrosa de morte.
- Na Índia as bruxas eram decapitadas por ser consideradas fontes de má sorte e doenças.
- Em algumas culturas a pena de morte por decapitamento era reservada apenas para nobres, líderes de rebeliões e reis.
- Esse tipo de execução geralmente é consumado com o uso de espada, machado, foice, faca ou guilhotina.
- Conta-se a história dos santos Cephalophores, que mesmo após degolados, conseguiram falar.
- A decapitação também pode acontecer por acidente, por um acidente violente, como um acidente de carro ou uma explosão.
- A morte ocorre porque com a separação da cabeça do resto do corpo, a pessoa perde sangue muito rápido. Essa perda de sangue causa uma queda na pressão sanguínea, em seguida causa a perda da consciência e resulta na morte cerebral, em questão de segundos.
- Um frango decapitado sobreviveu sem cabeça por dois anos, de 1945 a 1947.
Figuras históricas que perderam a cabeça
-
Louis XVI (1792)
O rei da França foi decapitado junto com sua esposa, Maria Antonieta, em 1792. Sua decapitação foi resultado da Revolução Francesa e da abolição da Monarquia na França.
Leia também: Conheça os piores métodos de tortura já utilizados
-
Mary, Rainha da Escócia
Mary era prima da rainha Elizabeth I. Foi rainha da Escócia de 1542 a 1567. Precisou fugir do país porque estava sendo acusada de ter assassinado o marido. Se refugiou na Inglaterra, vivendo com a prima Elizabeth I. Mas após alguns anos, a rainha Elizabeth passou a desconfiar que Mary estava conspirando para roubar seu trono e sentenciou a prima a morte. Ela foi decapitada em 1587.
-
Ana Bolena
Ana Bolena foi a mais famosa das seis esposas do rei Henrique VIII da Inglaterra. Seu marido a acusou de adultério, traição e incesto, assim Ana foi condenada a morte. Acredita-se que o real motivo das acusações do marido era a incapacidade da esposa de engravidar. No dia de sua execução, Ana estava tranquila, fez uma oração e jurou que jamais havia sido infiel ao marido.
Você conhecia essas curiosidades sobre decapitação? Conta pra nós!