Categorias: Curiosidades

Por que a pele fica vermelha quando é exposta ao sol?

Se você já passou uma tarde inteira de verão sob o sol sem se importar com nada nesse mundo, provavelmente já deve ter experimentado uma dolorosa consequência: uma terrível queimadura solar. Dependendo do seu tempo exposto ao sol e do tom de pele que você tem, as queimaduras solares podem resultar em uma coloração bastante avermelhada da pele. Mas afinal, por que isso acontece?

Primeiramente, precisamos levar em conta o fato de que quando a sua pele é exposta à radiação ultravioleta (nesse caso a luz solar) por longos períodos de tempo, o DNA nas células da sua pele pode ficar bastante danificado. Consequentemente, esse dano levará à produção de diferentes proteínas, como citocinas e prostaglandinas, que acionarão o sistema imunológico nas próximas 3 ou 4 horas, notificando que um dano no corpo está precisando de reparos. A resposta imunológica do corpo entra em alta velocidade, trazendo moléculas anti-inflamatórias e abrindo os vasos sanguíneos nessa área, o que resulta na vermelhidão e nos desconfortos associados a uma queimadura solar.

Se você tiver queimaduras solares muito prolongadas e intensas, o famoso “bronzeado vermelho” ficará ainda mais evidente. Este bronzeado é, na verdade, o corpo tentando se defender contra danos adicionais de radiação. Essa proteção está ligada à produção de melanina, que é um pigmento que protege a pele contra a radiação, onde ele essencialmente age refletindo a radiação para longe do corpo. Este protetor solar natural não é encontrado em níveis altos nas pessoas com pele clara, que por sua vez são facilmente queimadas pelo sol. Dada essa informação sobre a melanina, muitas pessoas com pele mais escura assumem que estão protegidas da exposição prolongada ao sol, o que é um erro grave. Mesmo pessoas com a pele muito escura podem sofrer de uma “queimadura solar”, ainda que a pele não apresente um tom de vermelho tão visível.

A maneira mais óbvia de se proteger contra uma queimadura solar é evitar a exposição prolongada ao sol, o que não é algo possível para a maioria das pessoas que gostam de ser socialmente ativas durante o dia, especialmente em épocas ensolaradas e quentes. Por isso, recomenda-se o uso de protetor solar em qualquer situação do tipo, além do uso de roupas apropriadas e óculos escuros.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário com a gente!

Leave a Comment
Compartilhar
Escrito por
TriCurioso

Matérias Recentes

As 5 raças de gatos mais populares do mundo em 2023

Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…

6 horas atrás

Band-aid, adoçantes e mais 2 coisas cancerígenas com as quais convivemos no dia a dia

Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…

1 dia atrás

Teoria afirma que Sol pode ter consciência própria. Será possível?

A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…

2 dias atrás

Como um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no Planeta Vermelho

A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…

3 dias atrás

Por que algumas pessoas possuem o umbigo para dentro?

O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…

4 dias atrás

Narlugas? Zebroides? Conheça 4 animais híbridos que realmente existem

Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…

5 dias atrás