Infelizmente, um dos grandes problemas da urbanização das cidades na era moderna é a destruição de várias obras arquitetônicas dos séculos passados. De fato, algumas dessas construção guardam consigo valores históricos e culturais inestimáveis, mas que muitas vezes são ignorados em nome do desenvolvimento dos grandes centros. No entanto, existem algumas construções antigas que acabam se tornando exceções em meio à tudo isso, como o caso da torre medieval que você vai conhecer ao longo desse post ilustra isso muito bem.
Localizada no meio do centro de Frankfurt e cercada por modernos arranha-céus, essa torre medieval do início do século XV chamada Eschenheimer Turm costuma chamar a atenção de qualquer pessoa minimamente atenta que passa pela região. A torre já foi parte de uma enorme fortificação que contava com aproximadamente 60 torres e muros que circundavam a cidade. Muitas das torres acabaram sendo demolidas entre 1806 e 1812, quando as antigas muralhas da cidade também foram destruídas. No entanto, Eschenheimer Turm, junto com outras duas torres, foi salva da demolição a pedido do embaixador francês Conde d’Hédouville, tornando-se posteriormente um dos marcos mais famosos de Frankfurt.
O imperador romano Louis IV começou a construir as muralhas da cidade para proteger Frankfurter Neustadt dos diversos perigos que ameaçavam a cidade naquela época. A fortificação de Neustadt teve início em meados do século XIV e levou mais de cem anos para ser totalmente concluída. A pedra fundamental da torre do portão original foi colocada em 11 de outubro de 1349, tendo sido substituída posteriormente pela Eschenheimer Turm, construída entre 1426 e 1428.
A torre medieval Eschenheimer Turm tem 47 metros de altura e possui oito níveis e dois sótãos. Partindo de uma base quadrada, a torre se transforma em um cilindro e culmina em uma forma íngreme, com quatro torres pequenas nas laterais e igualmente proporcionais a uma muralha saliente. Dentro da torre estão os aposentos que eram usados pelos guardas da torre. Curiosamente, esses quartos permaneceram habitados até 1956.
A torre, ainda praticamente intacta em sua configuração original, está localizada em um ambiente totalmente urbanizado, encravada em uma praça grande e movimentada, chamada Eschenheimer Tor. O piso térreo foi reaproveitado para a criação de bares e restaurante, enquanto a antiga sala da lareira do guarda da torre agora é usada para operações de hospitalidade. Reuniões trimestrais da associação Freunde Frankfurts (os Amigos de Frankfurt) continuam a ser realizadas na sala da lareira, ajudando a preservar a história da torre medieval.
Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment