As lendas estão presentes em quase todas as culturas do mundo. O folclore é bastante difundido através das gerações. Com o advento da internet, ficou bem mais fácil ter acesso a diversas histórias de lugares bem distintos. O folclore brasileiro é bastante popular e tem muitas peculiaridades. Hoje resolvemos trazer algumas lendas populares da Amazônia. Vem que eu te conto mais sobre elas!
Essa criatura seria um agricultor anão, um guardião da floresta. A lenda conta que El Chullachaqui costuma aparecer quando há desmatamentos. Ele protege a floresta e os animais. E para tanto, atrai quem derruba árvores ou caça animais para dentro da floresta, fazendo com que se percam e nunca mais achem o caminho de volta.
O Pirarucu é um grande peixe de água doce, com cerca de 3 metros de comprimento. Ele pode chegar a pesas 200 kg.
A lenda conta que esse peixe já foi um grande guerreiro, mas era vaidoso e orgulhoso de suas conquistas. Além do mais, era filho do chefe da sua tribo, o que contribuía mais ainda com sua vaidade. O guerreiro costumava esperar seu pai se ausentar da tribo para assassinar membros sem motivo algum. Mas um dia Tupã se cansou do seu comportamento e resolveu castigá-lo. Tupã enviou uma tempestade para derrubar o guerreiro, que estava pescando no momento. Sem se importar com a tempestade, o guerreiro seguiu pescando. Foi quando um raio o atingiu e ele caiu dentro do rio Tocantins. Assim se transformando no Pirarucu.
Mafumeira é uma árvore que existe na região da Amazônia. Ela é considerada mágica pelos habitantes. São consideradas protetoras das florestas. A lenda conta que elas amaldiçoam quem as ofende, fazendo com que seus estômagos inchem e se rompam. Conta-se histórias de pessoas que adoeceram após urinar nas raízes da árvore. Dizem também que a seiva da árvore pode ser usada como veneno. E que se um pertence do seu inimigo for deixado aos pés da árvore, ele irá sofrer.
La Sachamama é o espírito mãe da floresta Amazônica. Seu corpo tem o formato de uma jiboia imensa. Cresceu tanto que não é mais capaz de se locomover. Ela fica parada em um mesmo local, sendo cobrida pela vegetação. Ficando camuflada, é difícil de enxergá-la. O humano ou animal que passar perto dela, é devorado em questão de minutos.
Essa criatura é um espírito do mal que assombra a floresta. Algumas pessoas dizem que ele é o fantasma de um homem que se perdeu e acabou por morrer na floresta. Ele tem um assobio muito alto e agudo, que usa para atrair pessoas desavisadas para os confins da floresta. Seu assobio fica cada vez mais alto e agudo, deixando quem o ouve com uma vontade incontrolável de imitá-lo. Mas quem responde seu chamado, sofre uma morte muito cruel.
Você conhecia essas lendas amazônicas? Conta pra nós!
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…
Leave a Comment