Sabemos que tudo o que existe por aqui, possui algum propósito, certo? Por exemplo, nossa boca, existe para que possamos falar e nos alimentar, a água existe para que possamos saciar nossa sede, regar as plantas, além de ser o lar de muitos animais marinhos. Não é preciso observar muito para percebermos o propósito de cada coisa.
O sol é o nosso astro-rei e possui uma importância enorme para tudo o que existe na terra. Você já imaginou como seria se ele sumisse? Afinal de contas, o que aconteceria por aqui? Se você já se fez essa pergunta em algum momento da sua vida, continue conosco, pois iremos responder agora mesmo.
Bom, antes de mais nada, é válido deixar bem claro que isso não é algo que vai acontecer de uma hora para outra, estudiosos afirmam que o sol só começará a morrer daqui há 7,5 bilhões de ano, ou seja, temos bastante tempo ainda pela frente. Além disso, mesmo depois de morrer, o sol continuará a brilhar, pois a explosão que ele sofrerá, dará origem a uma estrela menor.
Vamos supor que o sol de fato suma do nada, dentre tantas consequências que traria, a primeira que perceberíamos, seria a escuridão, portanto ele só ficaria visível no céu por cerca de 8,3 minutos que é o tempo que a luz solar leva para chegar até nós.
Sabemos da importância do sol para as vidas aqui na terra, então, os primeiros a morrerem seriam os vegetais que necessitam da luz solar para fazer fotossíntese. Os animais herbívoros morreriam logo em seguida, já que ficariam sem alimento algum.
A falta de calor seria outra consequência, a temperatura da superfície da terra despencaria para 0ºC depois da primeira semana sem sol e para -100ºC após o primeiro ano. Nossos oceanos congelariam e a terra se transformaria em uma esfera de gelo. Seria possível que ainda houvesse água líquida em sob a camada de gelo, já que o núcleo do nosso planeta continuaria produzindo calor.
Aos poucos, os humanos e todos os demais animais que continuassem vivos, começariam a morrer, por conta da falta de alimento e água. Mesmo que conseguíssemos uma forma de nos alimentarmos, o frio seria imenso, de uma forma ou de outra, a situação seria bastante complicada.
Como sabemos, o nosso astro-rei concentra cerca de 99,8% da massa do sistema solar, sendo assim, a força gravitacional dominante que mantém todos os planetas presos em suas órbitas ao redor dele. Sendo assim, todos os planetas e os satélites naturais iriam sair “voando” pelo espaço, causando assim um caos enorme.
Estamos tão bem acostumados com o sol fazendo parte do nosso dia a dia que nem paramos para pensar no quanto ele é importante, não é mesmo? Depois de tudo o que lemos aqui, dá para se ter uma noção do caos que viraria.
Gostou dessa matéria? Não esquece de comentar e compartilhar!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment