Que o nosso planeta é imenso, isso não é novidade para ninguém, porém a cada dia, algo novo e surpreendente pode ser encontrado nele, desde descobertas científicas até histórias que não são tão contadas. Como bem sabemos, existem vários países espalhados por aí e cada um deles possuem histórias e curiosidades incríveis.
O Chile é sem dúvida alguma um dos países que mais atraem a atenção de turistas, principalmente porque possui paisagens incríveis. Certamente você conhece a Ilha de Páscoa, um dos pontos turísticos mais visitados do país, mas você sabia que o Chile já tentou vender ela para a Alemanha Nazista? Pois é meus amigos, vamos entender essa história agora mesmo.
O que é a Ilha de Páscoa?
Antes de mais nada, vamos dar uma lembrada rápida do que se trata o local. A Ilha de Páscoa pertence ao Chile e é um dos lugares mais isolados do mundo, além de também ser um dos mais misteriosos, lá podemos encontrar enormes estátuas de pedra que são chamadas de moais e chegam a pesar 50 toneladas e medir cerca de 7 metros de altura.
A Ilha foi descoberta em 1722 pelo navegador holandês Jacob Roggeveen que desembarcou lá em um domingo de Páscoa, daí a origem do nome. A Ilha de Páscoa fica localizada no Oceano Pacífico e aproximadamente a 3.600 km de distância da América do Sul, que é o continente mais próximo. Por lá as línguas oficiais são espanhol e rapanui.
Venda da Ilha
Depois da crise global de 1929, o Chile começou a sentir os efeitos e precisava de fontes de recurso para aprimorar as suas defesas. No ano de 1937, o país estava em busca de dinheiro para poder comprar dois cruzadores que é um tipo de navio usado especialmente em guerras, algo que se temia bastante naquela época, principalmente após a aliança feita entre o Peru, Bolívia e Argentina.
Sem muitas alternativas para se pensar, o então Presidente do Chile, Arturo Alessandri, juntamente com a Marinha Chilena ofereceram a venda da Ilha de Páscoa para os Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Alemanha Nazista. O valor do território girava em torno de US$ 1 milhão e ele já havia sido oferecido para Washington, Berlim, Roma e Londres, porém todas as propostas fracassaram.
Naquela época, o governo não via tanto potencial na Ilha, principalmente por ela ser tão isolada. Sabe-se que os EUA, Reino Unido e o Japão participaram das negociações para a compra da Ilha, porém os acordos feitos com a Alemanha Nazista foram acobertados, embora o Chile tivesse comprado 36 aviões militares do “reich” pouco tempo antes.
Nenhum acordo chegou a ser fechado e o Chile nunca conseguiu vender a Ilha, provavelmente o País iria se arrepender amarguradamente caso tivesse finalizado a venda.
Você já teve curiosidade de conhecer o Chile e saber como são as coisas por lá? Bom, o Edu e a Amanda que são redatores aqui do TriCurioso estão lá e você pode acompanhar lá no Canal “Du Outro Mundo” como está sendo a viagem deles. Confira agora um dos vídeos que está disponível no canal:
Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar aqui em baixo e compartilhar!