Não dá para negar que comer é uma das melhores coisas dessa vida, não é mesmo? Nos últimos tempos muito tem se falado sobre alimentação saudável e reeducação alimentar, além de exercícios para manter a saúde intacta, porém, como bem sabemos, nem todo mundo adere a essa forma de vida.
Alguns dos alimentos que mais dividem opiniões são sem dúvida alguma as verduras e os legumes, afinal de contas existem aqueles que amam e enchem os seus pratos, já outros detestam (eu que o diga). Tanta as verduras quanto os legumes podem ser extraídos da natureza, mas você sabe a diferença entre eles? Bom, continue conosco pois iremos responder agora mesmo.
No geral, verduras são folhas, flores ou até mesmo plantas comestíveis que também podem ser chamadas de hortaliças, já que são cultivadas em hortas. As verduras fazem parte de um agrupamento que possuem baixo teor calórico e de carboidratos. Esses alimentos possuem pouca durabilidade e por isso recomenda-se que somente seja cortado quando for consumi-lo.
Nutricionistas e outros especialistas apontam as verduras como uma ótima opção para compor as refeições e ainda afirmam que as suas principais propriedades podem ser encontradas no seu estado cru. Os exemplos mais conhecidos de verduras são: alface, couve, acelga, brócolis, aspargo e alcachofra.
As verduras possuem uma grande quantidade de vitaminas e minerais, o consumo regular desse tipo de alimento acaba promovendo o aumento da disposição e a diminuição de riscos de doenças como por exemplo a hipertensão e a diabetes. Elas também ajudam na hidratação do corpo, já que possuem uma considerável quantidade de água, além disso, possuem boas quantidades de fibra alimentar que é fundamental para a saúde do intestino.
Já os legumes são os vegetais que tem seus frutos desenvolvidos na parte externa ou interna da terra, nesse ultimo caso, deixando apenas uma parte da planta exposta, como as folhas por exemplo. Vários alimentos fazem parte do grupo dos legumes, porém eles possuem diferenças entre si, basta olhar para as batatas, cenouras e o milho para perceber.
Os legumes são divididos em algumas categorias, sendo elas:
Os Nutricionistas e outros especialistas recomendam a inclusão dos legumes na dieta básica juntamente com as frutas e verduras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo médio recomendado de legumes é de 250 gramas por dia, o que relativamente é um valor baixo, porém o suficiente.
Assim como tudo nessa vida, devemos tomar bastante cuidado na hora de escolher e comprar verduras e legumes. Sempre é bom optar por verduras e legumes frescos, sem machucados ou manchas e que possuem uma coloração viva, nesse último caso, é bom ficar sempre atento se a coloração não está fora do normal.
É recomendado que se faça compra desses alimentos pelo menos 2 vezes por semana, assim você compra uma quantidade menor em cada uma das vezes e evita que eles se estraguem rapidamente, caos isso não seja possível, vale a pena fazer um planejamento e tomar bastante cuidado no armazenamento.
Especialistas também recomendam que as verduras e legumes da estação tenham uma prioridade maior de escolha, já que possuem um sabor melhor e menos agrotóxicos.
Gostou da matéria de hoje? Não esquece de comentar e compartilhar esse post!
A região dos Andes Centrais é conhecida por sua biodiversidade única, então não é surpresa…
Sim, o derretimento das geleiras pode ter um impacto na rotação da Terra, mas é…
Os óculos para observação de um eclipse total do Sol são projetados especificamente para proteger…
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
Leave a Comment