O McDonald’s é conhecido por várias coisas, desde hambúrgueres e nuggets de frango a batatas fritas e arcos dourados. Mas certamente um dos itens do seu menu mais universalmente conhecidos é o Big Mac. Esse sanduíche, que existe desde o final dos anos 1960, é um dos clássicos da franquia e continua sendo um produto de referência da marca.
De fato, muita gente já deve ter decorado os seus ingredientes: dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles em um pão com gergelim. A receita permaneceu a mesma ao longo das décadas, embora, no ano passado, o McDonald’s tenha confirmado que removeria todos os conservantes, sabores e corantes artificiais.
No entanto, embora seja um hambúrguer muito conhecido no mundo todo, existem alguns fatos interessantes sobre o Big Mac que ainda são desconhecidos pela maioria do público. Pensando nisso, listamos aqui 7 fatos interessantes que você provavelmente não sabia sobre o Big Mac. Você vai ver que tem muita história por trás desse sanduíche. Confira!
O McDonald’s pode não ser capaz de confirmar exatamente quantos Big Macs foram vendidos em todo o mundo desde o lançamento desse icônico sanduíche, mas o restaurante sabe que eles servem aproximadamente 1,5 bilhão de Big Macs todo santo dia.
Curiosamente, existe até um site no qual você pode assistir um contador subir à medida que os Big Macs e outros itens exclusivos do McDonalds são vendidos a cada segundo.
Pois é, o Big Mac se tornou tão influente que se tornou um importante indicador econômico. Desenvolvido pela revista The Economist em 1986, a teoria do Índice Big Mac diz que é possível determinar as taxas de câmbio entre países com base no preço convertido de um Big Mac em cada um.
Sendo assim, se a conversão do preço do sanduíche não corresponder à taxa de conversão real, isso significa que uma determinada moeda pode estar super ou subvalorizada. Tudo isso começou como nada mais do que uma teoria divertida, mas com o passar do tempo, o Índice Big Mac tornou-se uma ferramenta bastante interessante para analisar as taxas de câmbio de cada país.
Quando o Big Mac foi lançado em 1967 em um restaurante da franquia localizado na cidade de Uniontown, no estado americano da Pensilvânia, ele era vendido por meros US $ 0,45. Ajustado pela inflação, esse valor seria convertido para cerca de US $ 3,44 nos dias de hoje, um pouco abaixo do que um Big Mac realmente custa em 2019 no território americano.
Mesmo assim, é interessante pensarmos que um sanduíche tão atrativo quanto um Big Mac custava menos de 50 centavos durante o período de seu lançamento. Vale destacar que nem o próprio McDonald’s sabia que esse sanduíche iria fazer tanto sucesso antes de sua estreia oficial como parte integrante do menu de todas as redes do país em 1968.
Todo mundo já sabe que o nome Big Mac se tornou sinônimo da própria rede McDonald’s, mas o que muita gente ainda desconhece é que esse hambúrguer nem sempre foi chamado assim. Na verdade, existiam alguns nomes em potencial antes que essa nomenclatura de duas palavras e seis letras fosse a escolhida.
Primeiramente, ele era chamado de “Aristocrat”, mas era um nome que parecia muito “rico” para os padrões do McDonald’s. Nesse caso, a ideia era fazer referência ao tamanho do sanduíche, mas esse nome acabou sendo deixado de lado.
Em seguida, ele recebeu o nome de Blue Ribbon Burger (“Hambúrguer de Fita Azul” em português), mas isso também não agradou os clientes. Eventualmente, o nome Big Mac surgiu depois que os diretores do McDonald’s se inspiraram em um hambúrguer de um restaurante concorrente chamado Big Boy.
Embora muita gente possa pensar que a receita do molho especial que transforma um hambúrguer comum no mundialmente famoso Big Mac é um grande segredo, a verdade é que, embora a receita tenha sido mantida em segredo por 45 anos, o que é bastante impressionante, tudo foi finalmente revelado em 2012.
Apesar dos rumores de que o molho especial era simplesmente uma adaptação do molho mil ilhas, ele é na verdade uma combinação de maionese, relish doce, mostarda amarela, vinagre, alho em pó, cebola em pó e páprica. Então, sim, você pode combinar todos esses ingredientes nas quantidades certas e fazer o seu próprio molho especial do Big Mac no conforto da sua casa.
Por incrível que pareça, o Big Mac não foi uma criação corporativa minunciosamente pensada pelos diretores e pela equipe de marketing do McDonald’s. Na verdade, a sua criação é creditada como uma invenção de Jim Delligatti, um dos primeiros franqueados da rede, responsável em administrar vários restaurantes da franquia em Pittsburgh, Pensilvânia.
Depois de apenas um ano testando o sanduíche em seu restaurante, o Big Mac acabou sendo tão bem-sucedido que foi escolhido para ser incluído em todos os restaurantes americanos. Em 1969, o Big Mac já representava 19% de todas as vendas da rede. Infelizmente, Jim Delligatti faleceu em 2016 aos 98 anos.
Se você quer saber ainda mais sobre a história do Big Mac, saiba que existe um Museu do Big Mac em Irwin, na Pensilvânia, que conta toda a trajetória desse hambúrguer, desde a sua criação até os dias de hoje. O local foi inaugurado em 2007 para comemorar o 40º aniversário do sanduíche como um item do menu principal da franquia.
Fundado em 2007 por Mike Delligatti, filho do homem que inventou o sanduíche mais popular do McDonald’s, Jim Delligatti, o museu apresenta uma linha do tempo da história do hambúrguer, com muitos artefatos históricos e até uma escultura de quatro metros de altura, comumente chamada de “o maior Big Mac do mundo”.
E você, gosta do Big Mac? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment