Se você é uma pessoa que presta atenção no seu corpo, pode ter percebido que possui pele oleosa. Além dela, você pode ter pele mista ou pele seca, porém hoje a matéria é todinha sobre a oleosidade da derme. Vamos saber mais sobre ela?
A pele oleosa é a pele que produz grande quantidade de sebo através das glândulas sebáceas. Esta condição é comum durante a adolescência devido as alterações hormonais, porém também pode fazer parte de toda a sua vida. As características principais deste tipo de pele é o brilho intenso, a sensação pegajosa, tendência a desenvolver acnes, espinhas e cravos e, claro, poros dilatados de forma irregular.
Você pode tanto ter nascido com a tendência genética a ter pele oleosa quanto acabar a causando devido a seus hábitos diários. Lavar o rosto inúmeras vezes ao longo do dia, utilizar produtos errados, limpar a pele com as mãos sujas, usar água muito quente durante a higiene, não hidratar a pele, a poluição dos grandes centros, o consumo de alimentos gordurosos e exposição ao sol excessiva são fatores que podem desencadear a oleosidade da pele. Por isso, todo cuidado é pouco e o ideal é zelar para evitar os problemas comuns com este tipo de pele.
É possível, apesar de que o mais comum é que a pele fique opaca e ressecada existem casos em que o oposto ocorre e a pele fique muito mais oleosa durante este período. Isso ocorre em função da queda de estrogênio que ocorre de forma mais veloz do que a da testosterona, assim ocasionando aumento de pelos, acne e oleosidade.
Sim, esta é uma realidade devido ao fato das glândulas sebáceas deste tipo de pele serem maiores, assim produzindo mais sebo e aumentando a oleosidade em comparação com peles morenas e brancas.
Você precisará utilizar diariamente gel de limpeza, hidratante para pele oleosa, solução micelar, spray com zinco, tratamento antiacne e protetor solar com toque seco. Esses são produtos básicos para manter sua pele em dia, sem excesso de produção de sebo e com muito mais beleza e conforto. Coloque na sua rotina alguns hábitos, pela manhã lave seu rosto com gel de limpeza ou sabonete para pele, utilize antioxidante com vitamina C e protetor solar com toque seco, durante a tarde reaplique o protetor solar e use spray antioleosidade e durante a noite retire a maquiagem e sujeiras com solução micelar, lave o rosto e aplique um hidratante facial.
Este é um mito replicado constantemente. Porém, a realidade é que o rosto é a área com maior quantidade de glândulas sebáceas e por isso a pele acaba concentrando maior quantidade de sebo. Porém, no corpo a quantidade é menor e por isso as diferentes peles não são necessariamente iguais. Porém, vale lembrar que existem também muitas glândulas sebáceas na região do colo, costas e ombros, assim tendendo a desenvolver espinhas e acne. Se for seu caso, se informe com um dermatologista para solicitar produtos que ajudem no controle dessa produção de oleosidade.
Você sabia de tudo isso? Comente!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment