O novo coronavírus continua se espalhando cada vez mais, com isso, as pessoas estão ficando cada vez mais preocupadas e procurando mais formas de prevenção. Nessas horas, todo cuidado é pouco e um dos protagonistas é sem dúvida alguma o álcool em gel que ajuda bastante a nos prevenirmos.
Assim como todos os produtos, também devemos tomar cuidados na hora de comprar o álcool em gel, embora nem sempre nos demos conta disso. Bom, hoje nós separamos algumas dicas que todos devemos ter para comprar álcool em gel, então continue conosco, pois falaremos sobre isso agora mesmo.
Como é feito o álcool em gel?
Ultimamente tem sido bastante comum encontrarmos receitas de álcool em gel caseiro e algumas pessoas inclusive já tentaram fazer, porém vale deixar claro que essas receitas não possuem eficiência comprovada, além de que podem causar acidentes, irritação na pele e até mesmo alergias.
O álcool em gel possui entre 60% e 80% de etanol, que é a concentração mais adequada para ação como desinfetante e é menos inflamável que o álcool etílico vendido de forma convencional. A OMS recomenda que na fabricação do álcool em gel, a concentração mínima do álcool deve ser de 70%, com atividade bacteriana comprovada por testes de laboratório específicos.
Alguns fabricantes inserem glicerol na fórmula do álcool em gel, o composto serve para evitar que a pele seque, servindo assim como uma espécie de hidratante.
Cuidados na hora de comprar o álcool em gel
- Como já falamos mais acima, a própria OMS recomenda que a concentração mínima do álcool deve ser de 70%, sendo assim, devemos ficar atento a essa porcentagem na hora da compra;
- Caso o álcool em gel esteja em falta, não é recomendada a compra do álcool comum para a assepsia das mãos, apenas se for para a limpeza de superfícies;
- Devemos analisar os ingredientes usados na fabricação do álcool em gel, para não comprarmos um que contenha componentes que prejudiquem a nossa pele;
- Devemos evitar completamente comprar o álcool em gel em lugares que não sejam confiáveis e que existam suspeitas de produtos clandestinos;
Devemos lembrar de usar o álcool em gel com moderação, não adianta colocarmos uma grande quantidade, até porque iremos acabar estragando a maior parte dele.
Você tem tomado medidas preventivas? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!