O coronavírus ainda continua sendo o assunto mais comentado do mundo inteiro, diversas pessoas já foram contaminadas pelo novo vírus, algumas chegaram a falecer, enquanto outras foram curadas. O mundo inteiro está em alerta e todo o momento temos novas notícias relacionadas ao vírus.
Nas últimas semanas a cloroquina tomou conta das principais manchetes do Brasil e do mundo. A medicação que é usada no tratamento da malária vem sendo usada em pacientes que contraíram o coronavírus, mas será que ela cura as pessoas com a Covid-19? Bom, é o que saberemos agora mesmo.
A cloroquina foi desenvolvida para o tratamento e profilaxia da malária, sendo que ela não é recomendada para tratamento ou prevenção quando o protozoário da malária for o Plasmodium falciparum, já que este protozoário desenvolveu uma certa resistência à medicação.
A medicação foi utilizada principalmente em massa durante os períodos de surto por malária, antes de fazer o uso da cloroquina era recomendado verificar se ela ainda era efetiva em determinada região, e se existem históricos de surtos na respectiva região.
A cloroquina também é utilizada no tratamento de amebíase, além de doenças como lúpus eritematoso. em alguns casos, a medicação precisa ser combinada com outras drogas para poder surtir o efeito esperado.
Recentemente cloroquina se tornou alvo de diversos estudos e passou a fazer parte de interesses políticos, ganhando ainda mais força quando Jair Bolsonaro e Donald Trump se pronunciaram quando ao medicamento como sendo usado em pacientes com o coronavírus.
A cloroquina, assim como a hidroxicloroquina (substância derivada) vêm sendo utilizadas em diversos hospitais públicos e privados no Brasil. Segundo especialistas, a cloroquina quando administrada em doses maiores a toxicidade é muito alta, sendo assim, não são todos os pacientes com a COVID-19 que poderão fazer o uso do medicamento.
Muitas pessoas acreditam que o medicamento é a cura milagrosa para o coronavírus, porém não é bem assim que funciona. Ainda não existem comprovações de que a cloroquina apresente eficácia no combate à Covid, pesquisas ainda estão sendo realizadas em cima do medicamento e devem demorar ainda mais um tempo para serem finalizadas.
Em um experimento realizado na China, 15 voluntários com Covid-19 receberam hidroxicloroquina, outros 15 não receberam o comprimido, mas todos os 30 participantes tiveram acesso aos tratamentos convencionais. Do grupo que recebeu a droga, 13 estavam com a carga viral zerada após uma semana. Do grupo que não a recebeu, 14 estavam livres do coronavírus, sendo assim, estatisticamente não há qualquer diferença entre tomar e não tomar a cloroquina.
Resumindo, especialistas ainda não podem afirmar que a cloroquina ou a hidroxicloroquina tenha eficácia no tratamento da Covid-19, sendo assim dificilmente ela será a cura ou o único tratamento existente, principalmente por conta dos riscos associados.
Leia Também: Animais domésticos podem contrair o coronavírus?
Leia Também: Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?
Gostou da matéria? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…
Leave a Comment