A propagação do novo coronavírus obrigou diversos países a tomar medidas emergenciais, afinal de contas, algo precisaria ser feito para que o vírus não continuasse se propagando. Quando olhamos para o problema como um todo, conseguimos ver diversas falhas e diversos erros, principalmente nas medidas que estão sendo tomadas. Quando isso acontece, temos duas opções: aprender com o erro ou desistir.
Mas não é sobre isso que iremos falar hoje, o assunto envolve as principais medidas que estão sendo tomadas durante esse momento. Quarentena e lockdown está entre os assuntos mais comentados do momento, mas você sabe a diferença entre as medidas? É o que iremos entender agora mesmo.
Desde que a pandemia começou, vimos diversas decisões sendo tomadas, desde o fechamento do comércio, até o auxílio emergencial. Diversas medidas foram tomadas durante esse período e muitas delas ganharam destaque na maior parte dos países.
Alguns dos termos que mais ouvimos nos últimos meses são: quarentena, distanciamento social, isolamento social e mais recentemente, lockdown. Podemos nem perceber, mas essas quatro medidas são completamente diferentes uma da outra.
Quando mencionamos no nosso dia a dia as medidas acima, podemos acabar nos confundindo, afinal de contas elas parecem ser exatamente a mesma coisa, não é mesmo? Bom, para acabar com as dúvidas, hoje iremos entender a diferença ente quarentena e lockdown.
A quarentena é bem fácil de se entender, já que ela basicamente se diz respeito à separação de pessoas que foram comprovadamente ou podem ter sido expostas a doenças contagiosas. Nessa medida, o principal objetivo é verificar se o indivíduo desenvolve sintomas de infecção, com isso, pode-se acabar evitando uma propagação maior da doença.
O termo “quarentena” apareceu pela primeira vez durante o século XIV, em Veneza, na Itália, durante o período da peste bubônica. Para evitar que marinheiros trouxessem a doença para a cidade, autoridades fizeram com que toda a tripulação dos navios ficasse confinada por 40 dias antes de desembarcar.
Atualmente, a quarentena não precisa ser aplicada durante 40 dias, isso devido ao avanço da tecnologia que permite monitorar a evolução das doenças com mais facilidade.
O lockdown ganhou maior destaque aqui no Brasil durante essa semana. A medida se refere a uma situação em que as pessoas são impedidas de circular livremente em um local fechado e até mesmo em áreas abertas. Geralmente o lockdown é imposto em determinada região, quando existe alguma emergência muito grande, ou quando é necessário desacelerar a propagação de uma doença.
Não se sabe ao certo quando o termo surgiu, mas ele não é novo e acabou ganhando popularidade nos últimos meses, quando a China precisou utilizar a medida em Wuhan.
Leia Também: Lockdown: O Brasil vai adotar a medida?
Leia Também: Dicas para emagrecer durante a quarentena
Vale lembrar que não é só o governo que deve fazer algo a respeito do que estamos vivendo. Nós também temos que fazer a nossa parte e sermos completamente conscientes, afinal de contas, é a nossa saúde que está em jogo.
Você sabia dessa diferença? Comenta aqui em baixo e não esqueça de compartilhar esse post!
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
Leave a Comment