Sempre que saímos para fazer algum tipo de refeição, é comum pedirmos alguma bebida para acompanhar e nessas horas o refrigerante é um dos mais pedidos. O refrigerante é sem dúvida alguma uma das bebidas mais consumidas do mundo. Além disso, ele é também o que divide muitas opiniões.
Em um mundo onde vivem mais de 7,53 bilhões de pessoas, é fácil de se imaginar que existem gostos diferentes e aí que entra a divergência de opinião quanto ao refrigerante. Hoje iremos conhecer os problemas que ele pode causar.
A Escola de Saúde Pública de Havard realizou uma pesquisa onde foram analisados os dados de mais de 37 mil homens e 80 mil mulheres ao longo de 30 anos. O cientista Vasanti Malik do Departamento de Nutrição de Havard foi o principal autor da pesquisa que listou os dez países que mais consomem refrigerante no mundo.
A análise levou em consideração o consumo médio per capita (por indivíduo) de refrigerante por país no ano de 2018 por litros, a lista ficou da seguinte forma:
Como bem sabemos, tudo em excesso se torna prejudicial para a nossa saúde, Vasanti Malik falou na pesquisa que:
Em comparação com quem consume bebidas com adição de açúcar menos de uma vez por mês, o consumo mensal de uma a quatro dessas bebidas está associado a um aumento de risco de morte prematura de 1%. De duas a seis por semana, a um aumento de 6%. Caso seja de um a dois por dia, o aumento é de 14%. De duas ou mais por dia, a um aumento de 21%
O consumo de refrigerante está aumentando conforme o tempo vai passando e isso se torna bastante preocupante, a ponte de vários profissionais da área de saúde fazerem campanhas. Uma das principais preocupações dos especialistas é o efeito que as bebidas açucaradas têm em crianças e adolescentes, pois o número de pessoas obesas com idade entre 5 e 19 anos aumentou de 11 milhões em 1975 para 124 milhões em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Leia Também: Por que as garrafas de refrigerante têm um fundo ondulado?
Leia Também: Como é feito o refrigerante de Fast Food?
Existem diversas pessoas que consomem diariamente uma quantidade considerável de refrigerante. Mas acaba não dando tanta atenção à saúde por não sentir nenhum sintoma. É válido lembrar que muitas vezes os sintomas acabam não se manifestando, mas podemos estar com algum problema de saúde, por isso sempre é bom estar sendo acompanhado por um médico.
Você consome muito refrigerante? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar o post!
Sim, o derretimento das geleiras pode ter um impacto na rotação da Terra, mas é…
Os óculos para observação de um eclipse total do Sol são projetados especificamente para proteger…
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
Leave a Comment