Todos nós seres humanos estamos vulneráveis a contrair as mais diversas doenças que existem espalhadas pelo mundo. Vários tipos de doenças já foram descobertos ao longo dos anos e cada um possui um tratamento específico que ajuda a ficarmos curados ou se for o caso, diminuir os danos da doença.
Todos nós vamos morrer um dia, isso é inegável, porém existem diversas formas para que isso aconteça e muitas das vezes as pessoas morrem por conta de alguma doença. Hoje iremos conhecer 6 das principais causas de morte do mundo.
Cardiopatia Isquêmica
A Cardiopatia Isquêmica é uma doença causada peça obstrução dos vasos que levam sangue para o coração devido ao acúmulo de placas de gordura (colesterol) que pode levar ao infarto do miocárdio ou até mesmo à insuficiência cardíaca. Segundo um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2015, as doenças cardiovasculares atingiram 31% das mortes em nível global.
Acidente Vascular Cerebral
Popularmente conhecida como AVC, essa doença acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. Além disso, pode acontecer também quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral. Mas vale lembrar que as pessoas que não chegam a morrer por conta do AVC, acabam ficando incapacitadas ou limitadas para alguns movimentos.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou simplesmente DPOC, é uma doença caracterizada pela obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença geralmente surge após um quadro persistente de bronquite pulmonar. Além dos riscos relacionados a falta de oxigenação, é possível também que as chances de AVC e infarto dobrem.
Infecções das Vias Respiratórias inferiores
As Infecções Respiratórias em Vias Inferiores são aquelas que se manifestam em locais como brônquios e pulmões. Elas podem ser divididas em bronquite aguda (ou traqueobronquite aguda), exacerbação aguda de bronquite crônica (doença pulmonar obstrutiva crônica) e pneumonia. Doenças desse tipo ocorrem principalmente no inverno, já que o clima frio propicia um ambiente melhor para a proliferação de bactérias.
Alzheimer
Como todos bem sabemos, Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando principalmente deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo. É um quadro irreversível, mas que pode ser retardado ao longo dos anos com boa alimentação e exercícios mentais, como as palavras cruzadas e leitura.
Câncer de Pulmão
Dentre todos os tipos de câncer que existe no mundo, os casos do câncer de pulmão tem crescido desde 1985. Os sinais mais comuns associados ao câncer no órgão são tosse seca que não melhora, sangue no escarro, falta de ar e emagrecimento sem causa aparente. A maioria das pessoas sabem, mas vale lembrar que o cigarro é um dos principais fatores que pode levar o paciente a desenvolver o câncer no pulmão.
Leia Também: Do que são feitas as vacinas?
Leia Também: Quanto tempo leva para desenvolver uma vacina?
Nunca é demais lembrar que sempre é bom consultar um médico, mesmo que você não esteja sentindo algum sintoma. Muitas doenças podem ser evitadas ou até mesmo controladas caso haja acompanhamento profissional correto.
O que achou da matéria de hoje? Comenta aqui em baixo e não esquece de compartilhar esse post!