Existem aquelas pessoas que dizem que só acreditam em algo que vê, bom, nós não vemos o vento, mas sabemos que ele existe, certo? Ele balança as cortinas, as folhas das árvores e se deixarmos as janelas abertas ele entra e bagunça tudo dependendo da força.
Você já parou para pensar o quanto o vento é um dos eventos mais belos da natureza e ao mesmo tempo intrigante? Principalmente porque não enxergamos ele, mas afinal de contas, de onde vem o vento? Se você já se perguntou isso, nós temos a resposta e você irá conferi-la agora mesmo.
Antes de mais nada, precisamos entender um pouco mais sobre o ar e a pressão atmosférica, assim fica mais fácil podermos compreender como ocorre a formação do vento.
O ar, assim como a água é um elemento bastante fundamental para os seres vivos, ele é uma mistura de gases que estão presentes na atmosfera terrestre, são eles: nitrogênio (78%), oxigênio (21%), vapor de água (entre 0 e 7%), ozônio (1%), dióxido de carbono (1%), hidrogênio (1%) e gases nobres (1%).
Todas essas moléculas ficam em rápido movimento continuamente e colidem umas com as outras e com os objetos que se encontram ao redor. O ar que respiramos é encontrado na troposfera que é a camada mais próxima da superfície terrestre e contém cerca de 75% da massa atmosférica.
A pressão atmosférica acontece pela quantidade de força com que as moléculas encontradas no ar se chocam e se concentram. A pressão atmosférica pode variar de acordo com a altitude, ou seja, enquanto maior a altitude, menor será a pressão e enquanto menor a altitude, maior será a pressão exercida na superfície terrestre.
Vale deixar claro também que se a força exercida pelo ar em certo ponto aumenta, consequentemente a pressão também aumentará.
O vento é formado pela força da pressão atmosférica . Consiste basicamente no deslocamento das massas de ar que é consequência do movimento das moléculas no ponto em que a pressão atmosférica é mais alta, em direção ao ponto em que ela é mais baixa, isso está diretamente relacionado à altitude, como já falamos mais acima.
O vento pode ocorrer em diferentes escalas, desde leves brisas, até fortes rajadas que duram vários minutos.
Os ventos fortes são causados principalmente quando a pressão atmosférica é tão grande que faz como que o ar escape rapidamente para um outro local. O que também interfere na intensidade do ar na terra são as massas de ar criada na exposição solar no mar ou no solo que provoca o aquecimento do ar e assim força para que ele fique mais leve e se mova, assim dando lugar ao ar mais frio.
Não conseguimos ver o vento porque os gases que compõe a atmosfera são incolores. Todas as cores que conseguimos enxergar atravessam o ar, se existisse na nossa atmosfera algum gás como por exemplo o vapor de iodo, nós enxergaríamos o ar com uma coloração violeta, seria demais não é?
Leia Também: Por que nossos lábios são vermelhos?
Leia Também: Por que a cor azul é tão rara na natureza?
Interessante, não acha? Comenta aqui o que achou da matéria e não esquece de compartilhar!
Sim, o derretimento das geleiras pode ter um impacto na rotação da Terra, mas é…
Os óculos para observação de um eclipse total do Sol são projetados especificamente para proteger…
Em 2023, as cinco raças de gatos mais populares no mundo foram: 1. **Siamês**: Conhecidos…
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
Leave a Comment