Diversos métodos já foram criados ao longo da história, eles servem para ajudar em alguns processos. A borracha surdiu por volta de 1736, quando o cientista e explorador francês Charles Marie de la Condamine levou à Europa as primeiras amostras de uma nova substância extraída da seringueira.
Assim como muitas outras substâncias, a borracha também passa por alguns processos, que varia de acordo com onde ela será usada. A vulcanização é um desses processos, mas você sabe exatamente o que? Bom, é o que descobriremos agora mesmo.
O processo de vulcanização de borracha ou plástico envolve o tratamento com enxofre e calor, tornando-o mais durável e resistente ao desgaste e à raspagem. Em 1839, Charles Goodyear inventou a técnica para melhorar a resiliência dos produtos de borracha.
Esse processo pode ser feito de duas maneiras: com banho de vapor ou autoclave. Em um banho de vapor, a borracha é colocada em um recipiente selado e saturada com vapor por várias horas. Uma autoclave usa alta pressão e temperatura para produzir o mesmo efeito.
Ambos os métodos aquecem a borracha a cerca de 200º C , o que faz com que o enxofre reaja com as cadeias de polímero na borracha ou no plástico e crie longas cadeias de moléculas. Essas novas moléculas são mais resistentes ao desgaste do que as originais, por isso são usadas em pneus e outros produtos que precisam de maior durabilidade.
Como outras invenções, a vulcanização começou como um acidente feito pelo inventor Charles Goodyear. Goodyear estava procurando uma maneira de tornar a borracha mais durável e um dia ele acidentalmente deixou cair um pouco de borracha no enxofre, logo ele percebeu que a borracha estava mais dura e resistente do que nunca.
Goodyear chamou esse processo de vulcanização, em homenagem a Vulcano, o deus romano do fogo. Ele começou uma empresa para fabricar produtos de borracha vulcanizada, e seus produtos logo se tornaram populares em todo o mundo. Com toda certeza você já ouviu falar sobre a Goodyear.
Goodyear adquiriu uma patente em 1844 por seu trabalho em vulcanização, mas nunca ganhou dinheiro com isso. Na verdade, ele passou o resto de sua vida endividado e morreu sem um tostão no bolso. No entanto, sua invenção tem sido usada desde então para fazer produtos que duram mais e têm melhor desempenho.
O processo de vulcanização abriu portas para diferentes indústrias, criando produtos mundialmente famosos. Algumas dessas indústrias incluem:
Apesar de ter mais de 170 anos, o processo de vulcanização continua forte. Na verdade, pode até ser mais popular agora do que nunca. Isso se deve à crescente demanda por produtos de borracha duráveis que possam resistir ao teste do tempo.
À medida que a tecnologia continua a evoluir, o mesmo acontece com o processo de vulcanização. Estão sendo criados novos métodos que tornam os produtos mais fortes e duráveis do que nunca, tornando-os perfeitos para o consumidor moderno.
Leia Também: Você sabe como surgiram os preservativos Masculinos?
Embora possamos não ver muitas mudanças na forma como a vulcanização funciona tão cedo, continuará sendo um processo importante que nos permite criar produtos de borracha de alta qualidade. A borracha vulcanizada é usada em muitas indústrias em todo o mundo, incluindo as indústrias automotiva, aeroespacial e de construção. É um processo que veio para ficar, e podemos esperar ver produtos mais inovadores feitos com ele no futuro.
Você já conhecia o processo de vulcanização? Comenta aqui embaixo e não esquece de compartilhar esse post!
Existem itens que parecem ser convenientes, vantajosos ou, no mínimo, inócuos. Contudo, ao longo do…
A ideia de que o Sol poderia ter consciência própria é altamente especulativa e não…
A afirmação de que um único impacto em Marte criou 2 bilhões de crateras no…
O umbigo para dentro, também conhecido como umbigo "inny" em inglês, é simplesmente uma variação…
Claro, aqui estão informações sobre quatro animais híbridos que realmente existem: 1. **Narlugas**: Este é…
O peso da Terra é aproximadamente 5,972 x 10^24 quilogramas. Este é o valor da…
Leave a Comment