Os golden retrievers são conhecidos por sua simpatia e são considerados cães dóceis, inteligentes e fáceis de educar. Em média, vivem de 10 a 12 anos, mas alguns exemplares surpreendem alcançando os 15 ou 16 anos. Um novo estudo realizado pela Universidade da Califórnia em Davis investigou o segredo da longevidade dessa raça e chegou a conclusões interessantes.
Os pesquisadores analisaram o DNA de 304 golden retrievers e descobriram que o gene HER4 (ou ERBB4), parte de uma conhecida família de proteínas, está associado a uma elevação de quase dois anos na expectativa de vida desses cães. A presença desse gene foi relacionada a uma média de vida de 13 anos.
Além disso, os pesquisadores acreditam que essa variante pode interagir mais com o estrogênio, beneficiando especialmente as fêmeas da raça. Robert Rebhun, coautor do estudo, ressaltou que, se essa variante no HER4 for importante na formação ou progressão do câncer em golden retrievers, ela poderia ser explorada em futuras pesquisas sobre câncer em humanos.
Embora os resultados sejam promissores, os cientistas destacam a necessidade de mais dados e estudos para compreender completamente o papel desse gene na longevidade dos golden retrievers e sua possível aplicação em estudos sobre câncer em humanos.