1. **Cínico**: Deriva do termo grego “kunikos”, que significa “cão”. Originalmente, era usado para descrever pessoas que agiam de maneira semelhante aos cães, ou seja, astutas e egoístas.
2. **Hobby**: Vem do inglês antigo “hobi”, que significava “cavalo” ou “pônei”. Inicialmente, “hobby horse” se referia a um brinquedo infantil que consistia em um cavalo de pau. Mais tarde, a palavra foi estendida para significar qualquer atividade recreativa.
3. **Pavão**: Além de ser o nome de uma ave, “pavão” também é uma expressão que se refere a alguém que gosta de se exibir ou chamar atenção, assim como o comportamento da ave macho, que abre sua cauda em um espetáculo de cores vibrantes para impressionar as fêmeas.
4. **Lobo em pele de cordeiro**: Esta expressão é usada para descrever alguém que parece inofensivo ou bondoso à primeira vista, mas que na verdade é perigoso ou malicioso. É uma metáfora para descrever o comportamento dissimulado, assim como um lobo disfarçado como cordeiro para enganar suas presas.
5. **Gatilho**: A origem da palavra “gatilho” remonta ao mecanismo de disparo de uma arma de fogo, que muitas vezes é comparado à pata de um gato, devido à sua rapidez e precisão ao pressionar o gatilho.
6. **Golfinho**: Além de ser o nome de um mamífero marinho inteligente, “golfinho” é uma expressão que descreve alguém que é talentoso em uma área específica ou em executar uma tarefa de maneira eficiente e habilidosa.
7. **Borboleta**: Além de ser uma linda criatura alada, “borboleta” também é uma expressão utilizada para descrever a sensação de nervosismo ou excitação no estômago que se sente em situações de ansiedade ou expectativa.
8. **Rato de biblioteca**: Usado para descrever alguém que passa muito tempo lendo ou estudando, “rato de biblioteca” é uma metáfora que compara essa pessoa aos ratos, que são frequentemente associados a passar muito tempo em locais escuros e fechados.