O derretimento das geleiras pode afetar a rotação da Terra, embora o impacto seja bastante sutil e complexo. O fenômeno está relacionado ao conceito de redistribuição de massa na Terra. Quando as geleiras derretem, a água que estava presa nelas se espalha para os oceanos. Isso muda a distribuição de massa da Terra e, por consequência, afeta sua taxa de rotação.

De acordo com os princípios de conservação do momento angular, uma mudança na distribuição de massa da Terra pode influenciar sua velocidade de rotação. A redistribuição de massa dos polos para os oceanos pode diminuir a velocidade de rotação da Terra, ainda que em uma escala muito pequena e difícil de ser percebida diretamente.

Estudos científicos têm investigado esses efeitos, e há evidências de que o derretimento das geleiras e o consequente aumento do nível do mar podem influenciar a rotação da Terra, embora outros fatores também desempenhem papéis importantes, como as mudanças no núcleo terrestre e os movimentos tectônicos.

Portanto, embora o derretimento das geleiras possa estar contribuindo para uma desaceleração muito leve na rotação da Terra, outros fatores também precisam ser considerados para entender completamente as mudanças na velocidade de rotação do nosso planeta.