Cores de roupa, ordens de ficha: qual é seu ritual preferido para atrair boa sorte no jogo?

O poker é um jogo que mescla habilidade, estratégia e um toque de sorte, mas não é só isso. Ele também sempre esteve cercado por muitas superstições, tanto por parte dos jogadores amadores quanto pelos profissionais – sempre um ou outro resolve adotar rituais e crenças que, para muitas pessoas, podem parecer irracionais. No entanto, essas práticas fornecem uma sensação de controle sobre o imprevisível, ou de contar um pouco mais com a sorte do que o adversário. As superstições são levadas a sério, seja na mesa ou jogando Online poker Brasil. Conheça as mais comuns:

1)    Protetores de cartas

No universo do poker, os protetores de cartas são uma das superstições mais comuns. Além de evitar que suas cartas sejam acidentalmente descartadas pelo dealer, muitos jogadores escolhem protetores que carregam valor pessoal ou supersticioso. Pode ser uma ficha de um cassino onde tiveram uma grande vitória, uma pequena estatueta, ou qualquer outro objeto que considerem um amuleto da sorte.

2)    Dealers e jogadores azarados

É comum ouvir jogadores culpando certos dealers por suas marés de azar. Frases como “Eu nunca ganho quando ele está no comando” ou até insultos dirigidos ao dealer são frequentes nas mesas. A verdade é que a habilidade do dealer em embaralhar as cartas não afeta as chances de cada jogador.

3)    Roupas da sorte

Muitos jogadores têm suas roupas ou acessórios da sorte, e acreditam que essas peças trazem boa sorte, especialmente em torneios importantes. Pode parecer uma escolha de moda, mas para muitos, essas roupas proporcionam conforto e segurança, ajudando a mantê-los concentrados, com foco e confiança no jogo.

4)    Empilhamento de fichas

A maneira como os jogadores empilham suas fichas também revela superstições. Alguns preferem pilhas de 20 fichas, outros nunca fazem pilhas maiores que 10, acreditando que isso pode influenciar sua sorte no jogo.

5)    Fichas da sorte

A crença em fichas da sorte é outra superstição bem comum. Alguns jogadores acreditam que manter por perto fichas ganhas de um jogador sortudo pode transferir essa sorte para eles. O único problema é que essa prática pode afetar a estratégia de jogo, desviando o foco da estratégia para a superstição.

6)    Foldar após erro do dealer

Alguns jogadores acreditam que mãos redistribuídas após um erro do dealer estão amaldiçoadas e preferem foldar (ou melhor, desistir) imediatamente, sem sequer olhar suas novas cartas. A lógica por trás disso é que “aquelas não eram as cartas que deveriam receber”. Esse comportamento também pode ser prejudicial, especialmente em torneios.

7)    Mãos azaradas

Muitos jogadores têm mãos que consideram azaradas devido às experiências passadas, influenciando suas decisões futuras.

As superstições podem parecer inofensivas ou até beneficiar (de forma indireta) os jogadores ao aumentar sua confiança. Mas é importante lembrar que, no poker, o verdadeiro diferencial está nas estratégias e habilidades desenvolvidas ao longo do tempo, e não em um crença de sorte.