Você já ouviu falar na Varig? Ela foi a primeira companhia aérea brasileira fundada em 1927 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pelo alemão Otto Ernst Meyer. A Varig chegou a ser uma das maiores e mais conhecidas companhias áreas do mundo, chegando até a ser comparada com a maior do mundo na época, Pan American World Airways.
Mas nem tudo são rosas, não é mesmo? Para quem não sabe a Varig FALIU… Mas como uma das maiores companhias áreas do mundo, foi a falência? Vamos descobrir hoje…
Bom, tudo começou quando a empresa foi vendida em 2006 para a Gol Linhas “Aéreas Inteligentes” por 320 MILHÕES de Dólares, o que seria cerca de R$ 1.008 Bilhões, no dólar atual (2017). Antes disso acontecer, a Varig já estava em decadência econômica, chegando a demitir diversos funcionários e chegando a ser proibida de pousar em alguns países como em Lisboa, Paris, Madri, Londres, Roma, Zurique e Beirute, podendo pousar apenas em Frankfurt, de acordo com sua rota.
Listamos alguns fatos que, de alguma forma, contribuíram para a sua falência:
- Plano Cruzado – Congelamento do preço das passagens, porém os custos das companhias aéreas continuaram subindo.
- Fernando Collor de Mello, presidente na época, abre o mercado de aviação para rotas internacionais, tirando deste modo a exclusividade da Varig.
- Reestruturação da empresa – Varig dispensa mais de 3.000 funcionários e fecha cerca de 30 escritórios presentes no exterior.
- A Gol entra no mercado em 2001, aumentando a concorrência.
Se a Varig não tivesse falido, com certeza seria uma das maiores companhias aéreas do Brasil e do Mundo até hoje… Vale lembrar que a empresa iria completar 90 anos em 2017, ou seja esse ano.
Gostou do post? Comente logo abaixo 😀