A NASA é uma das mais famosas agências governamentais do mundo, isso é inegável. Ela foi responsável pela ida do homem à lua, pela maioria das descobertas sobre o espaço, desde sua física até o formato da terra. Ela quem faz as transmissões ao vivo de grandes eventos, desde um eclipse até a transmissão que ocorreu em 1969 da ida do homem ao espaço. Há centenas e centenas de computadores monitorando qualquer atividade de qualquer astronauta, isso é óbvio e é um fato. Por isso, pode surgir um dia uma dúvida super simples: qual a velocidade da internet da National Aeronautics and Space Act (NASA) ?
Bem, antes de responder essa pergunta, é importante ressaltar que há duas velocidades. Via Wi-Fi, ou seja, internet sem-fio, a velocidade da internet da NASA é de “apenas” 2.6 GB de download. Para você ter uma ideia de o quão elevado isso é, o serviço de banda-larga mais rápido dos EUA é de 300 MB. (1024 MB = 1GB) Já aqui no Brasil, a maior velocidade é de 61 MB. Podemos dizer que a internet da agência é ligeiramente rápida (eu sei que a piada não foi engraçada) comparada à internet padrão. Mas lembre-se: Nós estamos falando ainda da internet sem-fio da Nasa, ou seja, não a mais veloz.
A mais veloz internet da NASA é de nada mais, nada menos que 91 GB por segundo. A rede é chamada de ESnet, Short Energy Science Network, construída por canos espalhados pelos EUA para aprimorar a tecnologia. Essa rede não será necessariamente nossa um dia, pois é uma rede privada, mas ela pode sim aprimorar as redes públicas de internet, principalmente as redes públicas dos EUA.
91 GB por segundo consegue enviar 8 filmes de duas horas em 4K, somente em um segundo. Infelizmente eles não planejam liberar uma internet tão veloz quanto essa tão cedo, mas não custa dar uma forcinha no desenvolvimento de internet pública dos EUA e posteriormente do mundo inteiro, não concorda?
Bem, essa é a internet da NASA, a Short Energy Science Network. E aí, o que você achou? Que velocidade alta, não? Eu mesmo utilizo uma internet básica de 15 MB de download, acho que nossa realidade está um pouco longe disso. Mas enfim, deixe o que você achou aqui nos comentários, opiniões e pontos de vista novos são sempre bem-vindos! (E se puder dar uma forcinha para o TriCurioso compartilhando essa publicação, nos ajudaria muito, pode ter certeza! 🙂 )