Há muitas formas diferentes de se fazer o café… Cafeteira expressa, cafeteira de coador, cafeteira italiana… Porém acredito que para muita gente, a cafeteira francesa é a mais interessante. Mas, por quê? O que é uma cafeteira francesa? Quem a inventou? O TriCurioso te conta!
O que é uma cafeteira francesa? É basicamente uma cafeteira que consegue fazer café sem a necessidade de energia elétrica. Ok, mas para isso existe a cafeteira com filtro, certo? Sim, mas o grande diferencial da cafeteira francesa é não precisar de energia elétrica e de filtro de papel, o que a torna super interessante! Além de valorizar o sabor do café, é totalmente amigável ao meio-ambiente. Outro nome da cafeteira francesa é prensa francesa.
E quem inventou a prensa ou a cafeteira francesa? Quem ganha o título de inventor é… Bem, ninguém. Elas são conhecidas pelo nome porque surgiram inicialmente em cozinhas na França lá por 1850, porém não há ninguém que sequer se intitule o inventor da tecnologia. O interessante é que quem a registrou foi um italiano chamado Attilio Camilani, designer, lá em 1929.
A tecnologia dela é baseada em uma fusão mais densa entre a água com o café moído, permitindo que os óleos e sedimentos naturais se misturem, chegando de forma saborosa com um ótimo cheiro na sua cozinha. Caso você tenha comprado uma e não sabe fazer o dito café, o Starbucks fez um tutorial super instrutivo de como fazer um belo café com a prensa francesa! Confira clicando aqui.
Você conhecia a prensa francesa? Não? Deixe aqui nos comentários, queremos saber a sua opinião!