Bom, para quem me acompanha aqui no TriCurioso sabe que estou prestes a colocar aparelho ortodôntico e quando a minha amiga Amanda, que inclusive edita os posts aqui do site, viu essa catástrofe logo me avisou que eu deveria comprar o remédio Paracetamol para aliviar a dor. Hoje iremos conhecer um pouquinho mais deste remédio que promete aliviar a minha e a sua dor. Para quem está se perguntando, eu ainda não coloquei o aparelho, era para ter colocado sexta (29), porém, o meu dentista me deu um bolo, pois quando fui alegre, feliz, faceiro colocar o tal “sorriso metálico” descobri que ele estava fechado… Mas, segue a vida!
O Paracetamol é um medicamento utilizado essencialmente para tratar febre e dores leves e moderadas. Ele serve para diminuir dores de cabeça, dor de dente, dor muscular, dor nas costas, febre e várias outras. Vale lembrar que existem poucas evidências de que o uso do medicamento seja realmente eficaz no alívio da febre em crianças.
Indicações do Paracetamol:
Este medicamento é indicado para pessoas que estiverem com as seguintes dores: De cabeça, de dente, muscular, nas costas, associadas com as cólicas menstruais, que estão relacionadas com resfriados e gripes, relacionadas a artrites e também a Febre.
Vale lembrar que caso você esteja grávida, é de SUMA IMPORTÂNCIA procurar um médico antes de tomar o medicamento, já que alguns estudos dizem que o Paracetamol pode causar riscos ao bebê.
Como funciona:
Este remédio é eficaz graças à sua atuação direta no Sistema Nervoso Central (SNC), onde ele procura reduzir a febre regulando a temperatura desta área. Por consequência disto, o remédio também diminui a sensibilidade para a dor. Os efeitos do Paracetamol podem ser vistos após 15 a 30 minutos após a sua ingestão e fica trabalhando por mais ou menos 4 a 6 horas.
Efeitos colaterais:
E como todo bom medicamento, além dos resultados positivos você também pode ter aqueles efeitos colaterais que todos “adoram”, não é mesmo? Bom, fica com a lista do que pode rolar:
- Erupções cutâneas;
- Cansaço;
- Sono;
- Anemia hemolítica;
- Urticária;
- Choque anafilático;
- Broncoespasmo;
Existem também alguns efeitos colaterais mais raros como:
- Hepatite;
- Icterícia;
- Dificuldade ou dor ao urinar;
- Diminuição da quantidade de urina;
- Febre (Mas o remédio não combatia a febre? Pois é, vai entender);
- Náuseas;
- Perda do apetite;
Contraindicações:
A bula presente junto do remédio deixa claro que pessoas com hipersensibilidade ao Paracetamol ou qualquer componente que faz parte de sua formula não deve ingeri-lo. Pessoas que possuam problemas no fígado devem primeiro consultar um médico antes de fazer o uso do medicamento, para que assim possa ser instruído corretamente. E lembre-se, não é a quantidade que fará você melhorar, não adianta tomar a caixa inteira e pensar que vai ficar melhor mais rápido, pelo contrário, você vai é piorar mais ainda, podendo acarretar mais problemas de saúde. Caso você ingira álcool com frequência, o uso do Paracetamol deve ser prescrito pelo médico, que avaliará cada caso individualmente. OBS: É contraindicado crianças com menos de 12 anos a usarem tal medicamento.
E aí, o que achou? Comente logo abaixo 😀