2018, e estamos na 21ª edição da Copa do Mundo, mas como surgiu esta competição que se tornou um dos maiores eventos que tivemos conhecimento até hoje? Para isto, voltaremos para 1930, época de fundação do São Paulo Futebol Clube, posse de Getúlio Vargas e entre outros eventos. Ah, também foi época em que estes belos trajes de banho estavam no topo da elegância da moda:
A Copa do Mundo foi idealizada pela Federação Internacional de Futebol Associação (ou simplesmente FIFA), organização mundial que dirige as associações de futebol, futsal e futebol de areia do mundo todo e teve sua fundação em 1904. O segundo secretário-geral da FIFA, o holandês Carl Hirschmann, foi responsável pela iniciativa do evento, em 1906. Porém, a primeira edição do evento só ocorreu em 1930, quando a FIFA estava sob a presidência de Jules Rimet.
Um dos fatores que atrasaram a realização da Copa do Mundo foi a Primeira Guerra Mundial. Uma vez que a FIFA já havia validado o Campeonato em 1914, porém teve que suspendê-lo temporariamente em decorrência dos conflitos.
O país-sede para a primeira Copa do Mundo foi o Uruguai, uma vez que comemorava o centenário de sua primeira constituição e conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1928 pela seleção de Futebol Uruguaia. Na edição de estreia, a competição contou apenas com 13 seleções convidadas pela FIFA (única na qual não houve eliminatórias como acontecem atualmente). O Brasil foi incluso nesta lista, aliás, é o único país que participou de todas as Copas até hoje.
Boa parte das seleções participantes na Copa de 1930 foram das Américas, dentro da lista de selecionados. A Associação Uruguaia enviou convites para The Football Association do Reino Unido, para que países europeus participassem da Copa, mesmo a Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales tendo se retirado da FIFA na época. Porém, o presidente Jules Rimet interviu e trouxe a Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia para os jogos. Os romenos, participaram da competição após intermédio do Rei Carlos II que havia assumido a coroa recentemente; A Iuguslávia, que possuía o time mais jovem participante, havia ameaçado boicote, porém, o rei Alexandre I conseguiu evitar que este acontecesse e reuniu os melhores jogadores de duas das maiores equipes do país, as rivais BSK e SK Jugoslavija. Confira a lista das seleções participantes:
- Argentina
- Bélgica
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- Estados Unidos
- França
- Iugoslávia
- México
- Paraguai
- Peru
- Romênia
- Uruguai
Todas as partidas, inclusive a final, foram disputadas em 3 estádios da capital de Montevidéu: O Gran Parque Central, para 20 mil; o Estádio Pocitos, que permitia acolher mil pessoas; e o Estádio Centenário, com capacidade para 90 mil pessoas.
A disputa final foi entre Argentina e Uruguai e aconteceu dia 30 de julho no Estádio Centenário por apresentar maior estrutura para acolher mais pessoas. Sob o olhar de aproximadamente 68.346 pessoas e cuidados do árbitro belga John Langenus, o Uruguai fez 4 gols contra 2 gols da Argentina, conquistando assim o campeonato mundial. Os goleadores do Uruguai foram, respectivamente, Dorado, Cea, Iriarte e Castro. Do lado argentino, temos Peucelle e Stábile.
E aí, curtiu? Compartilha com o pessoal e comenta pra gente!!