Aproximadamente 80 anos atrás, Jerry Siegel e Joe Shuster criavam um dos super-heróis mais famosos do mundo, o Superman. Ele também é frequentemente chamado de Homem de Aço, devido aos seus poderes e invulnerabilidade. O símbolo e o nome do Super-Homem se tornaram parte da cultura americana e podem ser vistos em todas as formas de manifestações culturais, incluindo músicas, livros, apelidos, ditos comuns e muito mais. Que tal conhecer um pouco mais da história desse ídolo?
Tudo começa no planeta Krypton, um lugar com uma cultura muito avançada, mas que está condenado a ser iminentemente destruído. Antes que a destruíção completa ocorra, o cientista Jor-El e sua esposa Kara são capazes de colocar seu filho em uma nave para escapar do exermínio. O foguete eventualmente chega à Terra e cai no estado americano do Kansas, onde é encontrado pelos Kents.
Os Kents decidem manter o bebê e criá-lo como se fossem deles mesmos. Quando a criança, à qual deram o nome de Clark, cresce, eles percebem que o garoto possui alguns dons extraordinários, o transformando em algo especial. Com seu amor e orientação, os Kents moldam o código moral de Clark e ensinam-lhe que ele deve usar suas habilidades apenas para ajudar a humanidade. Quando Clark chega à idade adulta, ele se muda para Metrópolis, onde vive uma vida dupla. Em uma vida ele é o gentil Clark Kent, que trabalha como repórter no jornal Planeta Diário. No outro, ele é o Superman, onde usa suas fantásticas habilidades para fazer o bem no mundo.
A origem do Super-Homen foi contada pela primeira vez na Action Comics # 1, edição de estreia da revista em quadrinhos Action Comics. Em apenas uma página, o herói revelou suas origens de forma resumida. Ele mencionou que vinha de um planeta em destruição, que foi encontrado por motoristas que estavam passando no local e que desenvolveu uma força fantástica.
Com o passar dos anos, maiores detalhes de sua vida foram sendo expandidos e alterados gradativamente para acompanhar a evolução do público. Mas em meados dos anos 80, a situação ficou um tanto fora do controle. Com o personagem se expandindo para outras mídias além dos quadrinhos, contradições e furos de roteiro se tornaram comuns. A solução na época foi usar o multiverso como um substituto para explicar esses erros de continuidade. Mas esses deslizes não parecem ter afetado a popularidade do herói. Superman é sinônimo de sucesso, e consegue atrair uma legião de fãs cada vez maior.
***
Agora chegou a hora de conferir alguns fatos curiosos sobre o herói:
- Seu nome original no planeta Krypton era Kal-El.
- Ele poderia ter sido um vilão careca! Isso porque Jerry e Joe já tinham escrito em 1933 uma história sobre um vilão careca com habilidades telepáticas e também de nome “Superman”.
- O inimigo original do Super-Homem não seria Lex Luthor, mas o primata telepático Ultra-Humanoide.
- O Homem de Aço obtém sua energia através da luz solar, similar à fotossíntese das plantas. Seu corpo funciona como uma bateria solar e absorve e metaboliza a energia proveniente das estrelas, como o Sol.
- O primeiro beijo entre Clark e Lois Lane ocorreu na revista Superman #3 em 1940.
- A kryptonita não estreou nos quadrinhos. Ela foi citada pela primeira vez no programa de rádio do super-herói.
- A kryptonita rosa tem o poder de alterar a condição sexual dos kryptonianos. Ou seja, o Superman se tornaria homossexual por um determinado tempo sob o efeito dela.
- Ele foi morto pelo vilão Apocalypse em uma revista de quadrinhos de 1993. Mais tarde, ele foi trazido de volta à vida.
- A kryptonita não é a única fraqueza do Super-Homem, pois ele já se mostrou vulnerável à magia. Além disso, diferente do sol amarelo que lhe confere energia, um sol vermelho vai lentamente tirar seus poderes.
- Ele nem sempre foi capaz de voar. Inicialmente, ele só conseguia pular para longas distâncias. A explicação era baseada na diferença entre as gravidades de Krypton e da Terra.
- A Royal Canadian Mint, instituição que produz as moedas oficiais do Canadá, já lançou moedas comemorativas e em edição limitada do Superman.
- Sua base secreta é chamada de Fortaleza da Solidão.
- Jerry Siegel e Joe Shuster venderam os direitos do Super-Homem para a DC comics por meros 130 dólares em 1938.
- O kryptoniano e o Batman são amigos. Tanto que ele já deu ao “morcegão” um pedaço de kryptonita para ser usado caso ele saísse do controle alguma vez.
- Apesar de poder voar milhões de vezes mais rápido que a velocidade da luz, o Super-Homem ainda não é mais rápido que o Flash.
- Ele tem cerca de 1,93 m de altura e pesa 225 quilos.
- Os nazistas odiavam o super-herói durante a Segunda Guerra Mundial devido à propaganda americana que os quadrinhos propagavam.
- George Reeves, o homem que interpretou o Superman nos anos 50, afirmou que um garoto queria atirar nele com uma arma para ver se a bala iria atravessar seu peito. Reeves então disse ao garoto que isso seria perigoso, já que a bala ricochetearia nele e acertaria outra pessoa. Até hoje não se sabe quão verdadeira é essa história.
- Seu nome do meio é Joseph.
- Foi explicado que a razão pela qual o Super-Homem não usa uma máscara é ganhar a confiança das pessoas, pois é mais fácil confiar em alguém quando você consegue ver o seu rosto.
- O Superman já foi mordido pelo Drácula. Mas como suas células armazenam muita radiação solar, o Drácula literalmente explodiu.
- Ele já foi vegetariano.
- Na edição de 1978, o Superman se juntou ao boxeador Muhammad Ali para lutar contra alienígenas.
- Muitos acreditam que o “S” no peito de seu uniforme é apenas a letra inicial para “Supeman”. No entanto, foi revelado que aquilo não era um “S”, mas sim, um símbolo kryptoniano para “esperança”.
Gostou de saber tudo isso? Compartilhe o post e deixe o seu comentário! 😀