Esta é uma expressão mais popular entre os mais velhos e pensando bem, acho que além de programas de televisão, nunca ouvi ninguém a pronunciando mesmo sabendo o que significa. Caso você não se recorde, dizer que alguém está ‘sem eira nem beira’ significa que esta pessoa não possui poder aquisitivo, ou seja, é pobre. Mas como ela surgiu?
Esta expressão teve origem em Portugal e veio de navio até nós, hehe. Eira derivado latim ‘area’ é utilizado para definir uma área de terra batida, com laje ou cimento, que ficava próxima às casas em aldeias portuguesas para malhar, trilhar, impar e secar cereais. Após a colheita ser realizada, esses cereais deveriam ficar ao ar livre e sob o sol para, após, se tornarem alimento. Logo, quem possui uma eira deveria ser um produtor dono de terras, casas e bens, ou seja, uma pessoa com certo poder aquisitivo que possuía algum status social, poder e riqueza.
Enquanto isso, beira é na verdade aquela beirada nos telhados cuja função é proteger da chuva. Logo, ser sem eira nem beira significa que a pessoa não possui terras nem casa, logo seria um sem-teto, alguém na linha da extrema pobreza. Sua popularidade se deve principalmente ao fato de ser uma frase que rima, sendo fácil de lembrar e memorizar. Bizarro, não acha? Comente!