As cafeteiras de cápsulas são a maior novidade quando o assunto é fazer café em casa, sua praticidade tem conquistado dia após dia milhares de compradores. Mas afinal, como elas funcionam?
Tudo começa quando você liga a cafeteira, assim fazendo com que uma bomba movimente a água dentro dela. O primeiro passo é passar o líquido do reservatório até a caldeira onde ele é aquecido a temperatura ideal para o consumo, alguns modelos permitem que você escolha a temperatura exata que deseja enquanto outros já possuem uma configuração fixa considerada ideal para a grande maioria.
Então, esta água já aquecida é levada até a agulha que perfura a cápsula e, com pressão, a joga para o café. Como você já deve saber, existem diferentes quantias de água para cada tipo de café e é a agulha quem recebe a ordem desta quantia escolhida e abastece a cápsula. Falando um pouquinho mais da caldeira, ela possui um bloco térmico que é o responsável por elevar a temperatura até 90ºC para,a pós, ser enviada com alta pressão (entre 15 e 19 bar) para proporcionar toda a cremosidade ao café.
Dentro da cápsula você encontra o café torrado e moído, pronto para ser utilizado e bebido, assim te proporcionando bons momentos. Além das cápsulas de café expresso também existem aquelas que fazem café passado, cappuccinos, moccaccinos, chás e diversas outras bebidas quentes e geladas, dependendo da máquina e da marca escolhida. Mas vale o alerta, caso você opte por ter uma destas máquinas em casa lembre-se de se preocupar com o meio ambiente. Caso a marca que você escolheu tenha pontos de coleta, leve seu lixo até lá. Caso não possua, lembre-se de fazer o descarte para a coleta seletiva, do contrário estas cápsulas inutilizadas vão parar em aterros sanitários e levam longas décadas para se decompor.
Você possui uma cafeteira que utiliza cápsulas? Conhecia seu funcionamento? Comente!