Atualmente a cidade de Varanasi é conhecida como Benares, os arqueólogos acreditam que ela possui mais de 4.000 anos de idade. Além de sua idade avançada, a cidade é tida como sagrada por ser o maior centro de hindus e budistas do mundo.
Infelizmente no passado a cidade foi assaltada várias vezes por invasores muçulmanos. O imperador Aurangzeb deu ordem para destruírem muitos dos templos antigos. Esta é a razão pela qual a maioria dos palácios e santuários são construções das décadas de XVIII e XIX.
A caótica Godowlia:
Ao falar de Varanasi, não podemos deixar de lado a Godowlia, uma das área mais caóticas da cidade, é assim que os viajantes a descrevem. Nesta parte da cidade circulam milhares de pessoas, carros, motos, etc… Sem respeitar as leis de transito, andar por Godowlia é uma grande aventura e também um PERIGO.
Também é fácil ver casas antigas quase sendo destruídas pelo tempo. Suas construções feitas de pedras e tijolos de barro possuem pequenas portas e janelas. Todas as casas por ali sofrem de muita umidade. Devido ao grande número de pessoas é comum que uma família inteira viva dentro de apenas um quarto pequeno. Outro fato interessante é que as casas desta região normalmente não possuem banheiro, para tomarem banho e fazerem suas necessidades a população necessita se deslocar até lugares públicos ou até o rio mais próximo.
Apesar de tantos problemas a cidade está repleta de história e cultura, então se um dia tiver curiosidade e interesse… Que tal conhecer a antiga Varanasi ou melhor… Benares?
Não esqueça de deixar logo abaixo o seu comentário. 😉