Faltando menos de duas semanas para as eleições de 2018, muitos brasileiros ainda não sabem o que cada cargo pode fazer dentro do mundo político e por isso, nós do TriCurioso nos comprometemos a informar o que cada cargo deve e pode fazer. Até momento explicamos os deveres de um deputado, de um senador e também do Presidente e para dar continuidade a esse quadro, hoje iremos falar do vice-presidente, que muitos nem se quer procuram saber quem é.
Caso você não saiba, o vice-presidente é eleito junto com o Presidente, sendo que ambos tomam posse em sessão do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis e promover o bem geral do povo brasileiro. Vale lembrar que é ele que substitui o Presidente da República em casos onde o mesmo não pode governar, como: em época que ele viaja, doença, óbito ou impeachment. Uma curiosidade bem interessante é que oito vice-presidentes já assumiram o cargo principal devido a ocorridos com o Presidente da República. Lembrando que suas funções são as mesmas do Presidente caso tome posse do cargo principal.
(João Goulart, um dos vices que se tornaram Presidentes)
Assim como nos outros cargos políticos, para ser vice-presidente a pessoa deve atender alguns requisitos mínimos como: brasileiro nato, ter no mínimo 35 anos de idade, ser filiado a um partido político e estar no pleno exercício dos seus direitos políticos. Vale lembrar que o seu mandato é o mesmo do Presidente, ou seja, 4 anos, sendo que sua residência durante esse período é o Palácio do Jaburu. Quanto ganha um vice-presidente? Bom, a respeito do salário, uma pessoa que atua como vice ganha por mês cerca de R$ 30.652 sem falar dos benefícios que ele, como os outros eleitos, também ganha.
Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de ir votar!