Fontana di Trevi é a maior e mais famosa fonte de Roma. Com 26 metros de altura e 20 metros de largura, a construção impressiona. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa fonte histórica e ponto turístico da Itália.
- A fonte já foi cenário de diversos filmes. Em 1964 foi lançado um filme que leva seu nome.
- Existe uma tradição de jogar uma moeda na fonte para realização de um desejo. As moedinhas jogadas totalizam cerca de 2 mil euros por dia. Em 2016 foram recolhidos um milhão e meio de euros. Esse dinheiro usado para caridade, ajudando instituições.
- A fonte foi inaugurada em 1762.
Leia também: 16 fatos curiosos sobre a Roma Antiga - Ao centro da fonte fica a estátua de Netuno, deus romano do mar. Ele está sentado sob uma concha, que é sua carruagem, sendo puxada por dois cavalos marinhos: um manso e um selvagem. Esses representam os dois estados do mar, ora revolto ora tranquilo.
- O tema da fonte são as forças da natureza.
- As quatro estátuas na parte superior da fonte representam as quatro estações do ano.
- As duas estátuas posicionadas ao lado de Netuno simbolizam salubridade e abundância.
- Foi o Papa Clemente XII que decidiu construir a fonte monumental.
- O chafariz posicionado em frente as esculturas representa o mar.
- Há uma tradição pouco conhecida que contempla um pequeno chafariz que fica ao lado da Fontana di Trevi: a Fontana degli Innamorati. A lenda diz que os apaixonados que beberem de sua água ficarão juntos para sempre.
- A lenda das moedinhas jogadas na fonte tem algumas versões: uma moeda e você voltará a Roma. Duas moedas você vai se apaixonar por um italiano(a). Três moedas você casará com seu namorado(a).
- Para jogar a moeda você deve pegar ela na mão direita, virar de costas e jogar a moeda sobre o ombro esquerdo.
Você conhecia essas curiosidades? Conta pra nós!