Muitas mulheres sonham com seu dia especial, quando finalmente poderão vestir branco, segurar um belo buquê de rosas brancas e dizer sim para o seu amor verdadeiro… Mas você sabe de onde surgiram todas estas tradições?
Grande parte destes ritos foram definidos pela Rainha Vitória, da Inglaterra. A marcha nupcial foi encomendada por ela ao músico Felix Mendelssohn, foi composta em 1842 e ganhou fama após ser usada no casamento de uma das filhas da rainha.
Já o véu tem sua origem na Bíblia, livro Gênesis, onde Rebeca cobriu-se com um véu ao ver seu futuro marido, Isaac. Assim, desde este tempo noivas tem usado véu, mas este só se tornou popular também através da Rainha Vitória. A grinalda serve simplesmente para diferenciar a noiva dos convidados, já que tem um formado de coroa.
O buquê começou a ser utilizado pelas romanas, ele era composto de ervas aromáticas que espantavam os maus espíritos. Depois, estas ervas foram trocadas por flores, já que elas simbolizam a fertilidade. A noiva começou a jogar o buquê para as moças que eram convidadas depois do século 14, na França, isto para substituir a terrível mania de levar pedaços do vestido da noiva para ter sorte no amor.
As damas de honra sempre existiram, quando as meninas, ainda crianças, se casavam, era necessário que suas irmãs a ajudassem a se vestir. Já os padrinhos apareceram quando os casamentos eram arranjados pelos pais, eles eram escolhidos para que a união fosse reconhecida por toda a sociedade.
Já as alianças eram comuns na antiguidade egípcia e romana, elas eram utilizadas no dedo anelar esquerdo pois estas civilizações acreditavam que havia uma ligação direta deste dedo com o coração, porém foram tornadas oficiais e indispensáveis depois do século 16 pelo casamento católico.
E finalmente, o vestido branco. Este sempre existiu, por volta do século 10 as noivas passaram a usar cores fortes e vibrantes em tecidos sedosos vindos do Oriente. Mas a partir de 1840 e através do casamento da Rainha Vitória, o branco voltou a ser utilizado para simbolizar a pureza e a castidade.
Gostou de saber a origem destes símbolos? Comente!