Com a chegada do outono, o consumo de chás e bebidas quentes aumenta. Entre os chás mais consumidos está o de Carqueja. Vamos conhecer esse chá e seus benefícios.
O chá de Carqueja
A Carqueja também é conhecida como Erva-santa e Vassoura. Ela é uma planta muito comum no Brasil, pois seu plantio é fácil. Ela pode ser cultivada em vasos ou no jardim de casa. Ela também pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou até mesmo o chá em caixinha.
Leia também: Quais os benefícios do chá de anis estrelado para a saúde?
Benefícios do chá de Carqueja
- Melhora a diabetes, pois diminui a absorção de açúcares ingeridos na alimentação.
- Desintoxica o fígado, pois a planta contém flavonoides na sua composição e essa substância é responsável por exercer ação protetora no fígado.
- Melhora os problemas digestivos, protege o estômago e previne úlceras, pois possui substâncias que reduzem a secreção gástrica.
- Reduz o colesterol.
- Ajuda no combate as inflamações, pois a Carqueja tem efeito anti-inflamatório.
- Fortalece o sistema imune.
- Ajuda no emagrecimento, pois ajuda a diminuir o apetite, se consumida antes das refeições. A Carqueja também tem efeito diurético, ajudando a eliminar o excesso de líquido e diminuindo o inchaço.
- Ajuda nos problemas de articulações, pois previne e combate doenças como o reumatismo.
- Auxilia no tratamento contra asma e bronquite, por possuir propriedades anti-inflamatórias.
Como fazer o chá de Carqueja
O chá é feito com as folhas da planta. Basta colocar duas colheres de sopa de folhas picadas em 500 ml de água. Deixe ferver por aproximadamente cinco minutos. Desligue o fogo e tampe o chá. Deixe descansar até amornar. Coe e beba em seguida. Para desfrutar de seus benefícios, a recomendação é que sejam consumidas até três xícaras do chá por dia.
Você já conhecia esse chá e seus benefícios? Conta pra nós!