Todos sabemos que, quando alguém morre, é encaminhado para o necrotério, então velado e enterrado ou cremado… Mas você sabia que durante toda esta trajetória o corpo pode se mexer?
Bizarro, não acha? Mas é verdade. Os braços e as pernas podem se mexer durante a rigidez cadavérica. Processo dura cerca de 24 horas e começa de uma a duas horas depois do falecimento. Este fenômeno assustador ocorre porque, quando vivo, o corpo gasta moléculas armazenadoras de energia quando os músculos são contraídos ou relaxados. Porém, quando a pessoa morre, toda a reserva desta energia se esgota, mantendo os filamentos musculares de contração unidos.
Neste momento, se os membros forem estendidos, haverá uma brusca movimentação de braços e pernas. Este movimento sempre ocorre em direção ao centro do corpo e também pode ser causado em função da temperatura ou até mesmo a causa da morte. Outro fato muito bizarro é que o cadáver também pode ‘soltar puns’ e até mesmo ‘arrotar’, pois as bactérias se reproduzem no corpo e resultam na formação de gases.
Também existe outra explicação para esta ação assustadora chamada catalepsia, que é uma doença que atinge o sistema nervoso e diminui bruscamente o ritmo dos batimentos do coração. Este problema antigamente causava diversos casos onde a pessoa era enterrada viva!
Bizarro, não acha? Extremamente assustador…