Com a chegada do outono, os dias mais curtos e o friozinho se aproximando pedem uma taça de vinho. E você sabia que consumido moderadamente, o vinho traz benefícios para a saúde? Pesquisas recentes mostram que o vinho melhora a saúde mental, protege o coração, promove uma vida útil mais longa… Hoje trouxemos uma lista dos benefícios que o consumo dessa bebida nos proporciona. Vem que eu te conto!
-
O vinho ajuda a melhorar a saúde do coração
O consumo da bebida pode diminuir o risco de doenças cardíacas em até 20%. A explicação científica é a de que o álcool desenvolvido nessa bebida reduz a formação de placas que causam entupimento das artérias. A bebida também aumenta o colesterol bom, inibe a coagulação do sangue, e diminui a inflamação. Seu consumo moderado também ajuda a diminuir a pressão arterial e ativa a produção de proteínas que previnem a morte celular.
-
O seu consumo está ligado a um menor risco de diabetes
Pesquisas mostram que o consumo de vinho tinto ou suco de uva tem efeitos benéficos sobre o açúcar no sangue e a função da insulina. O consumo da bebida também ajuda a diminuir o risco que os portadores de diabetes tem de desenvolver doenças cardiovasculares.
-
A bebida pode retardar o crescimento de células de alguns tumores malignos
O consumo da bebida pode evitar o crescimento de células do câncer de próstata e mama, também evita o desenvolvimento de tumores da boca. Graças ao antioxidante resveratrol presente na bebida.
Leia também: 14 fatos curiosos sobre o vinho
-
O consumo da bebida pode prevenir doenças como Alzheimer
O consumo moderado de vinho tinto previne a deterioração da memória e o desenvolvimento de doenças como o Alzheimer. Mesmo em pessoas sem problemas cognitivos, a bebida pode melhorar as funções cerebrais. Estudos apontam que consumidores moderados da bebida tem 23% menos risco de desenvolver demência.
Você conhecia os benefícios dessa bebida? Conta pra nós!