O eletrocardiograma é um exame de nome muuuito comprido que pode causar confusão na hora de compreender sua importância. Por isso hoje decidi trazer mais informações sobre ele, vamos lá?
O eletrocardiograma, também chamado de ECG, é um exame realizado para descobrir se existem problemas na atividade elétrica do seu coração. Todo o procedimento é bastante rápido, simples e não dói nada. Para realiza-lo o profissional colocara eletrodos no seu peito onde impulsos elétricos são amplificados e registrados em papel como uma impressora.
Ele funciona porque cada vez que seu coração bate, ocorre um impulso elétrico gerado por células do seu coração com esta função, esse impulso ativa as células musculares e as faz contrair, isso gerando um novo impulso elétrico. O ECG registra todos esses impulsos e demonstra se tanto o ritmo quanto a intensidade estão normais. Através da intensidade é possível descobrir se há aumento ou diminuição dos músculos e também se existe algum problema que isole a parte elétrica do coração.
O ECG em geral só é pedido quando há suspeita de problema cardíaco ou como exame de rotina para pessoas de meia-idade e mais velhas que irão iniciar a prática de atividades físicas. Veja agora tudo o que um eletrocardiograma pode identificar:
- Arritmia, bradicardia ou ritmo anormal
- Defeitos cardíacos
- Infarto anterior
- Infarto emergencial
- Doenças que isolam o coração como derrame pericárdico
- Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos
- Doenças genéticas
- Doenças transmissíveis como doença de chagas
- Defeitos cardíacos
- Artérias bloqueadas ou estreitas – doença arterial coronária
Sintomas importantes
Para o médico fazer um diagnostico preciso é importante que você informe caso sinta algum desses sintomas:
- Desmaio
- Tontura
- Falta de ar
- Batimentos cardíacos irregulares
Você já fez um ECG? Comente!