A disidrose é uma condição onde você começa a desenvolver pequenas bolhas com água tanto nas mãos quanto nos pés, não surgindo em outra parte do corpo. Entretanto, o que a causa?
A disidrose tem como principal característica as incomodas bolhas que surgem na palma das mãos e na sola dos pés, essas bolhas também são chamadas de vesículas e causam conceira intensa e duram de duas a três semanas, depois secando e a pele descamando até desaparecer por completo. Infelizmente, elas tendem a reaparecer e muitas vezes até antes de realmente se curarem. Vale ressaltar que além do incômodo e senso estético, elas não são maléficas para o seu corpo e também não são transmissíveis.
Causa
A disidrose ocorre ocorre em decorrência de alguma reação alérgica causada por contato com substâncias alergênicas, inaladores, alimentos e medicamentos. Por muito tempo se acreditou que era causada na verdade por glândulas presentes nas mãos e pés, porém biópsias confirmaram que esta não era a causa. Você também pode ter reações alérgicas a fungos e causar o quadro, é muito comum que você desenvolva micose nos pés, por exemplo, e acabe tendo a disidrose como sintoma secundário. Estresse emocional também causam o problema e ela pode se tornar crônica em função do contato com o que causa a alergia.
Tratamento
Para o tratamento, tudo depende da dimensão e da causa, porém comumente são indicados cremes e pomadas com corticoides potentes que agem rapidamente na lesão. É importante também concentrar as forças na descoberta da causa da alergia para evitar novos quadros da doença.
Você sabia de tudo isso? Comente!